Bamberg Alt

Mais uma semana se inicia e mais uma cerveja entra no site! A cerveja da semana é a Bamberg Alt!

Que cerveja escolhemos para brindar esta semana! A Bamberg Alt é um dos rótulos da Cervejaria Bamberg, detentora de muitos títulos ao redor do mundo e de cervejas de alta qualidade e sabores surpeendentes. Localizada no interior de São Paulo, cidade de Votorantim, a cervejaria é famosa, também, pelas suas cervejas de bandas!

Cerveja da Semana: Bamberg Alt!
Cerveja da Semana: Bamberg Alt!

O estilo definido pela cervejaria para a Bamberg Alt é o Düsseldorf Altbier (BJCP 7C), estilo criado em Düsseldorf e que significa “cerveja velha”. Não, ela não é velha de idade, mas de método de fabricação. A expressão remete ao tempo em que usavam-se as leveduras do tipo Ale para fabricar cerveja na região.

O estilo é considerado como híbrido, isso porque usa leveduras Ales, mas fermenta em temperaturas de Lager, ou seja, de maneira mais lenta, mas conservando diversas características típicas das Ales.

Suas principais características incluem balanceamento entre lúpulo e malte, aroma com alguma complexidade e que apresenta alguns tons frutados (ésteres), coloração alaranjada (entre o âmbar e o cobre), final seco e alta carbonatação. O maior destaque mesmo está no equilíbrio entre o malte e o lúpulo, que deve ser preciso, quase cirúrgico.

A ideia é sentir todos os elementos em cada gole, o amargor do lúpulo, a doçura do malte, o frutado das Ales e a carbonatação das Lagers. É um estilo que requer muita dedicação do cervejeiro e muita atenção aos detalhes. Um ótimo desafio aos cervejeiros caseiros!

Vale lembrar que a Bamberg Alt já foi premiada na Alemanha como melhor Altbier do mundo na época, mostrando a qualidade da cervejaria e a competência dos cervejeiros nacionais.

E para acompanhar uma cerveja tão equilibrada, nada melhor que um tema bastante polêmico. Sim, entramos na zona de perigo e debatemos a legalização da maconha! Um debate que saiu das mesas de bar, atravessou toda a sociedade e chegou ao congresso. Mais que isso, é ponto de discussão em diversos países e que vem ganhando terreno nos últimos anos.

Bom, com uma cerveja como a Bamberg Alt e um tema tão polêmico, você não vai resistir a deixar sua opinião, certo? Curta e compartilhe com seus amigos! “Passa a bola”…