Brooklyner Wheat Beer, um jeito americano de fazer cerveja de trigo!

Semana nova, cerveja nova! É chegado o momento de anunciar a cerveja da semana do site! Trata-se da Brooklyner Wheat Beer!

Você já conhece o estilo e a cervejaria, mas agora vai conhecer os dois juntos! É a Brooklyner Wheat Beer, uma Weiss da cervejaria americana feita ao estilo bávaro, inclusive com presença de levedura na garrafa!

Cerveja da semana: a americana Brooklyner Wheat Beer!
Cerveja da semana: a americana Brooklyner Wheat Beer!

O estilo é o nosso já famoso Weissbier, 15A do guia BJCP. O interessante é que o guia da Brewer’s Association tem várias classificações para as cervejas que levam trigo e classificar a Brooklyner Wheat Beer dentro do BA é muito difícil.

Pelas características descritas na garrafa, o tradicional South German-Style Hefeweizen parece ser mais adequado, prezando pelo corpo, espuma e aroma já conhecidos do estilo. O cravo e a banana presentes em equilíbrio, a turbidez elevada por conta da levedura presente na garrafa.

Mas após uma breve degustação, o que parecia ser simples complica. A presença de aroma e sabor caramelo podem indicar uma variação americana do estilo, mais condizente com a situação. Seria, então, a Brooklyner Wheat Beer uma American-Style Wheat Wine Ale? Ou, até mesmo, uma Light American Wheat Ale with Yeast? Difícil definir.

Os sites de avaliação de cerveja o classificam como Hefeweizen, German Weiss e afins. Seguir a linha deles é mais sensato e faz bastante sentido, mas é importante colocar a dúvida para que você também possa pensar nela quando for degustar sua garrafa. Afinal, um estilo mal encaixado pode ser a diferença entre uma cerveja interessante e uma ótima cerveja!

Este slideshow necessita de JavaScript.

E para acompanhar tão confusa bebida, escolhemos um dos temas mais confusos da história! Você sabe diferenciar Metal de Rock? Sabe dizer 4 estilos de Metal diferentes? Pois é, nós também sofremos com isso! Resolvemos, então, convidar nosso metaleiro de plantão e debater um pouco a história, o surgimento, os estilos e as bandas de um dos ritmos musicais mais controversos do mundo!