Cervejas sem Álcool, a solução para quem quer dirigir?

Começando mais uma semana no Cerveja Como São As Coisas com um grupo de bebidas que alguns dizem não ser cerveja: as Cervejas sem Álcool!

As cervejas sem álcool vieram para tentar solucionar dois problemas de uma só vez. Permitir que qualquer um beba cerveja, mesmo em condições de restrição (como dirigir, uso de medicamentos, etc.) e oferecer cerveja a quem não fica sem. Mas nós sabemos da dificuldade que é achar uma boa cerveja sem álcool no mercado.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

As cervejas sem álcool não tem um estilo próprio e definido. Em teoria, qualquer estilo pode ter uma variação sem álcool, mas isso não é recomendado. Alguns estilos pedem força na sensação do álcool na boca e nariz, como as Barleywines, por exemplo.

Para fabricar uma cerveja assim, existem alguns processos já conhecidos e consagrados para tal, uns mais recentes que outros. O mais famoso talvez seja o de fermentação interrompida, onde se controla a graduação alcoólica deixando o mosto com poucos açúcares fermentáveis e colocando a temperatura de fermentação abaixo do mínimo ideal. Com isso, as leveduras não terão muito alimento e, os que estiverem disponíveis, serão consumidos lentamente.

Outro processo difundido, esse utilizado principalmente por cervejeiros caseiros, é a destilação. Depois de pronta, a cerveja é submetida a aquecimento e a temperatura é mantida na faixa de volatilização do álcool por um tempo considerável. Ao final, não restam álcool ou leveduras.

Mas ambas as técnicas não são capazes de atingir o 0,0% das propagandas. Para esse valor, utiliza-se uma tecnologia de separação molecular conhecida como osmose reversa. Nesse sistema, a cerveja é bombeada por membranas semipermeáveis que separam o álcool da água até níveis muito baixos, como 0,02% ou menores.

Essas e outras técnicas você encontra nesse texto da Cervesia. O legal é que o autor do texto é um mestre cervejeiro! Assim sendo, ele explica vários detalhes sobre a produção de cervejas sem álcool. Recomendamos a leitura!

E o tema a ser debatido foi puxado pela cerveja (ou será que foi ao contrário?)! Debateremos a Lei Seca! Não somente aquela utilizada no trânsito, mas também a famosa Lei Seca americana no início do século XX, as proibições em estádios e em eleições, e muito mais!