Colorado Cauim, com Aipim

A cerveja da semana é a Colorado Cauim e leva mandioca não só na receita, como na história do nome!

Foram grandes os debates, mas acabamos por nomear a Colorado Cauim como a cerveja da semana. Seu nome, Cauim, vem de uma antiga bebida indígena que era feita da fermentação da mandioca, em especial, e normalmente misturada a sucos de frutas, como caju. Ela ainda é feita por alguns povos da América do Sul.

Cerveja da semana: Colorado Cauim!
Cerveja da semana: Colorado Cauim!

Sua classificação é um tanto confusa: a garrafa traz o estilo Pilsen impresso. Como comentamos em algumas publicações anteriores, o estilo é representado por cervejas como a Pilsner Urquell e a Queen Bohemian Lager, o que definitivamente desqualifica a Cauim.

Já o site da Colorado a coloca como uma Premium American Lager, o atual International Pale Lager (Guia BJCP 2A), mesmo estilo de rótulos como Heineken e Birra Moretti, ou seja, o malte e o lúpulo se destacam um pouco mais que nas American Lagers tradicionais (Brahma e Skol, por exemplo), o teor de adjuntos é menor e a cerveja é mais atenuada. Parecia o encaixe perfeito.

Mas veio a degustação e o problema: a Colorado Cauim é ainda mais maltada e mais amarga que os exemplos do estilo International Pale Lager, o que nos fez buscar outro estilo, o German Pils (Guia BJCP 5D). Cervejas desse estilo apresentam um aroma de malte levemente adocicado e um lúpulo floral, herbáceo no nariz. Sua cor varia do amarelo ao dourado, sempre com a presença de uma espuma branca cremosa e bem formada.

No sabor, o lúpulo domina, com as mesmas notas do aroma, mas o malte ainda é sentido. O retrogosto traz a secura do lúpulo e seu amargor. O estilo ainda faz uma observação para perfis de água mais sulfurosas que podem trazer essa característica para a cerveja, aumentando a secura e o amargor. Ainda, o estilo aceita leves notas de DMS, também conhecidas como notas de legumes cozidos. São bebidas crocantes e bem atenuadas.

Mas aí vem a grande questão. Por ser um estilo alemão, as cervejadas do German Pils não vão contra a lei de pureza, ou seja, não podem ser usados outros ingredientes além de malte, lúpulo, levedura e água e a nossa cerveja da semana leva mandioca. Vale a pena curtir o debate que rolou no programa, que sai na sexta!