Colorado Demoiselle

Começando mais uma semana no Cerveja Como São As Coisas, cheia de novidades! E a cerveja que levará o tom é a Colorado Demoiselle!

Na semana em que vai-se abril e começa-se maio, escolhemos uma cerveja brasileira, escura e premiada: a Colorado Demoiselle! A cervejaria, natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foi fundada em 1995 e vem se destacando pela qualidade e originalidade de seus rótulos.

Colorado Demoiselle: Uma Porter de respeito!
Colorado Demoiselle: Uma Porter de respeito!

A Colorado Demoiselle teve seu nome inspirado em um avião idealizado por Santos Dumont e leva café como ingrediente especial. Auto classificada como Robust Porter (BJCP 12B), essa cerveja busca ir além da Porter normal e homenagiar o pai da aviação através da cultura cafeeira de seu pai.

O estilo pede um aroma com alguma complexidade, de base torrada, mas que pode apresentar notas como grãos, pão, toffe, caramelo, chocolate, café e afins, combinados ou individualmente. O lúpulo, quando presente no aroma, deve ser moderado.

Uma cerveja bem escura, com coloração de marrom a preto, mas que pode ser bastante clarificada, ou seja, sem turbidez. Deve ter uma espuma cremosa e de boa persistência, além de amarronzada. Tende a ser uma cerveja muito bonita e de boa apresentação.

Na boca, uma cerveja encorpada e fortemente maltada. O malte torrado deve ser presente e marcante, trazendo notas de café e chocolate. O amargor do lúpulo deve ser equilibrado com o amargor do malte, aproximando a impressão a um café sem açúcar. Algum frutado pode estar presente, mas não é mandatório. O álcool também pode estar presente, mas nunca com destaque.

É um estilo que representa o malte escuro e explora bastante as características e complexidade do torrado. Conta a história que o estilo Robust Porter surgiu como uma resposta americana ao estilo Brown Porter, tradicionalmente inglês.

Isso só torna a Colorado Demoiselle ainda mais interessante e lincada com o tema! Falando nele, vamos pincelar e debater um pouco sobre a Cultura Brasileira, um tema que estará cada vez mais em destaque, principalmente com os eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas ocorrendo aqui. Vale deixar sua opinião sobre o assunto! Diga-nos, o que você considera como Cultura Brasileira?

Responda aqui nos comentários, curta e compartilhe com seus amigos! E não se esqueça de falar também da Colorado Demoiselle, nossa cerveja da semana!

Este slideshow necessita de JavaScript.