Colorado Indica, com rapadura, por favor

Acabou a quaresma e essa nova semana chega com a Colorado Indica, uma IPA com rapadura!

Começa mais uma semana no Cerveja Como São As Coisas e ela já chega com os dois pés no peito. É a Colorado Indica nossa cerveja da vez, uma English India Pale Ale com adição de rapadura, digna de ser lembrada como um excelente exemplar do estilo.

Cerveja da semana: Colorado Indica!
Cerveja da semana: Colorado Indica!

A Cervejaria Colorado tem uma bela história no mundo das artesanais. Nascida em Ribeirão Preto, já são 20 anos (esse ano completa 20) fabricando excelentes cervejas, sempre adicionando algum ingrediente brasileiro. Nós já tomamos a Colorado Demoiselle, uma Porter com café. Dessa vez foi a Indica.

O estilo recebe do Guia BJCP o código 12 C – English IPA, pertencente à família das Pale Commonwealth Beer. É um estilo relativamente recente na história cervejeira, surgindo em meados do século 18. O próprio Guia cita que se trata de um estilo com muitas origens, mas a mais aceita fala da famosa história de ser uma cerveja modificada para abastecer os ingleses instalados na Índia.

Cervejas do estilo são bastante características, apresentando uma cor entre o dourado e o âmbar, com espuma que pode apresentar uma leve tonalidade. Seu aroma é rico no lúpulo, principalmente os de origem inglesa, com suaves notas de malte (normalmente caramelo ou tostado) e de levedura (normalmente fermentação, como pão). O sabor deve acompanhar o aroma e a cerveja não costuma ser desequilibrada, sabendo balancear o dulçor e o amargor.

Sua harmonização é feita com pratos mais intensos, como carnes vermelhas, molhos apimentados e queijos gordurosos. Há quem combine com doces, mas prefira aqueles também intensos, nada de bolo de fubá com erva doce! Tem até quem harmonize com bolacha recheada de doce de leite, como o Thiago do Let’s Beer.

Para os caseiros, o segredo aqui é não exagerar na lupulagem. Diferentemente da versão americana da cerveja, as English IPA prezam pelo equilíbrio, por isso o teor de IBU mais baixo. Não se sinta restrito aos lúpulos ingleses, fique a vontade para explorar as variedades. Mas é importante escolher uma levedura com boa atenuação, de preferência uma variedade inglesa.