Conhecendo a Sexta Feira, a primeira cerveja do Social Beers!

Começando a semana com a Sexta Feira! Sim, é a nossa cerveja da semana! E o mais interessante é que ela nasceu de um crowdfunding!

Você já deve ter visto nosso texto sobre o Social Beers, um projeto que visa levantar fundos para projetos cervejeiros por meio de crowdfunding, ou seja, financiamento coletivo. O site está crescendo bem, mas há pouco mais de um mês é que foi possível provar a Sexta Feira, a primeira cerveja custeada pelo projeto.

Cerveja da semana: Sexta Feira!
Cerveja da semana: Sexta Feira!

Apesar de ter sido financiada por cerca de 430 pessoas, a receita foi uma ideia da Invicta com a americana Sixpoint. A brassagem se deu na planta da cervejaria paulista e a distribuição ficou por conta do Social Beers. Foram diversas cidades de 16 estados diferentes e uma média próxima a 3 litros por investidor.

A Sexta Feira em si é uma Imperial India Pale Ale, estilo 14C do guia BJCP. Como qualquer IPA, o lúpulo deve ser o foco das atenções, mas no caso da Imperial IPA, esse caráter é ainda mais destacado.

O estilo fala em cítrico, frescor, frutado para aroma e sabor. O malte, quando aparece, o faz muito sutilmente no sabor, com notas carameladas. De coloração mais escura, puxando para o alaranjado, e de espuma branca e persistente. Características que fazem das cervejas do estilo ícones entre os hoplovers.

E tanto lúpulo só faz sentido em uma cerveja refrescante. Por conta disso, o estilo da Sexta Feira pede um álcool pouco destacado, ainda que forte. Tudo para ir muito bem com dias mais quentes.

E para acompanhar essa cerveja, nada melhor do que conversar com o responsável pela sua realização! Conversamos com o Carlos Lima, sócio fundador do site Social Beers, apaixonado por cervejas e por um bom papo! E falamos de muita coisa. Do site, da Sexta Feira, de outros projetos e até de situações curiosas que já aconteceram no primeiro projeto (e primeiro sucesso) do site.

Mas e você? Chegou a investir na Sexta Feira? E em outros projetos do Social Beers? Já pensou em fabricar uma cerveja através do site?