Crew AleWerkstatt IPA, uma receita alemã de cerveja lupulada!

Se o mundo todo faz suas versões de cervejas alemãs, os alemães também podem fazer cervejas do mundo todo. Essa é a proposta da Crew AleWerkstatt IPA, uma versão de cerveja lupulada!

Você já conhece a Crew AleWerkstatt IPA. Ela já foi sidequest nossa! A primeira garrafa que tivemos contato veio em um dos kits mensais do Have a Nice Beer. Mas agora ela chega para ser objeto de avaliação em um podcast! Sobre ela, o principal destaque é que se trata de uma cerveja alemã de um estilo nada alemão! É a versão germânica de cerveja lupulada, um estilo que vem ganhando o mundo!

Nossa cerveja da semana é a Crew AleWerkstatt IPA, uma cerveja lupulada alemã!
Nossa cerveja da semana é a Crew AleWerkstatt IPA, uma cerveja lupulada alemã!

Classificada como English India Pale Ale, 14A no guia BJCP, a cerveja se enquadra no estilo menos extremo da família IPA. Isso significa que o amargor do lúpulo é bastante balanceado pela doçura do malte. De um lado, notas frutadas, terrosas, florais e de grama, no aroma e no sabor. Do outro, caramelo, defumado, leve tostado, toffe, biscoito e pão.

Mais complexas que suas primas americanas, as English IPA’s buscam o balanço entre os ingredientes. Se trata, claro, de uma cerveja lupulada, mas sem excluir o malte da jogada. E como os alemães adoram seguir padrões, uma versão deles de uma cerveja tão equilibrada exigia perfeição.

Vale dizer que cervejarias que fabricam estilos tradicionalmente não-alemães (ou interpretações alemãs de estilos consagrados, como a German Pilsner) não costumam ser bem aceitas e frequentemente se deparam com a Lei de Pureza como barreira para a criação de novos rótulos. Com a Crew AleWerkstatt não foi diferente.

O legal é que, mesmo na Alemanha, muitas receitas nascem nas panelas das casas de cervejeiros. Para falar sobre isso, Homebrewing, convidamos a Lisa Torrano, administradora do grupo do Facebook denominado Cerveja Artesanal São Paulo! A ideia era um bate papo descontraído, mas acabamos ganhando muito mais! O grupo promoverá um encontro dia 09 de agosto e você pode GANHAR um ingresso! Ainda esta semana lançaremos a postagem com o regulamento e as condições de participação, mas você já pode pensar em uma frase para concorrer que responda a seguinte pergunta: Por que as cervejas artesanais são melhores que as cervejas de grande circulação? A resposta mais criativa leva o ingresso!