Eisenbahn Dunkel

A cerveja da semana chega para aumentar nosso portfolio da cervejaria! É a Eisenbahn Dunkel!

Como você deve ter percebido, já provamos várias Eisenbahns nos nossos podcasts e isso tem um motivo. As cervejas da cervejaria catarinense são especiais, com uma boa variedade de estilo, de qualidade e relativamente baratas! A Eisenbahn Dunkel não foge a regra.

Cerveja da semana: Eisenbahn Dunkel!
Cerveja da semana: Eisenbahn Dunkel!

O estilo Dunkel (BJCP 4 B) é interessante por si só. Originado na Baviera, utiliza grandes porcentagens do malte Munich, chegando a 100% em alguns casos! Pouca lupulagem, corpo médio, álcool perceptível e destaque para notas de casca de pão também caracterizam o estilo.

Mas a Eisenbahn Dunkel é palco de um impasse: no site Brejas ela vem classificada como Schwarzbier. Falaremos mais sobre este estilo no futuro, mas o que você precisa saber sobre ele é que é muito próximo do Dunkel, porém com algumas diferenças importantes.

O estilo Schwarzbier (BJCP 4 C) utiliza maltes ainda mais torrados em sua fabricação, além de adicionar mais lúpulo e buscar notas mais torradas que o estilo Dunkel. Portanto, a classificação final da Eisenbahn fica indefinida.

Nós, durante a gravação, avaliamos como Dunkel, não como Schwarzbier, mas você pode se sentir livre para avaliar como achar melhor. Só não esqueça que se trata de uma cerveja Lager, ou seja, não a compare com Porters ou Stouts!

E para acompanhar essa cerveja escolhemos o tema Correntes de Internet! Sim, aquelas que você recebe desde que criou seu email e ficava se perguntando se aquilo era realmente útil para alguma coisa. E o papo se extendeu do “Repasse para 5 pessoas” até o “Emagreça já!”, passando por emails, messengers, redes sociais, aplicativos no celular e afins.

Mas deixe aqui sua opinião! Já provou a Eisenbahn Dunkel? O que achou dela? E sobre as correntes na internet? Quantas você já passou pra frente? Comente, curta e compartilhe!