Harviestoun The Ridge

Degustamos mais uma fantástica cerveja da Harviestoun, a The Ridge!

Começando (?) mais uma semana no Cerveja Como São As Coisas com a cerveja The Ridge, da cervejaria escocesa Harviestoun! Já contamos um pouco da história da cervejaria aqui no site e já fizemos um sidequest da The Ridge também, mas agora chegou a hora de colocá-la em um episódio do CervejaPod.

A cerveja da semana: Harviestoun The Ridge!
A cerveja da semana: Harviestoun The Ridge!

A The Ridge vem classificada como American Pale Ale (APA, estilo 18B do atual Guia BJCP), um estilo que já foi o mais comercializado nos Estados Unidos e hoje está atrás das amadas IPA’s. As APA’s são cervejas muito versáteis e tem como característica principal a presença de lúpulos americanos e do Novo Mundo, sejam eles de espécies clássicas ou de novas variedades. O malte deve equilibrar, mas não deve se sobressair.

No aroma, as notas lupuladas das mais variadas formas prevalecem, tais como pinus, herbal, frutado, cítrico, etc. Um ponto interessante é que, quando realizado o dry hopping, este deve acrescentar notas de grama de forma leve a moderada. Do malte, são aceitas notas leves de grãos, caramelo, tostado ou biscoito. A levedura pode trazer notas frutadas.

O sabor do estilo acompanha muito bem o aroma, com destaque para o lúpulo em todas as suas notas e o malte surgindo leve com as mesmas notas citadas. De corpo moderado a leve e bem carbonatada, a cerveja ainda traz uma cor dourada coroada por uma espuma branca persistente. O álcool não deve sobressair e o equilíbrio é a palavra-chave do estilo.

Se você é cervejeiro caseiro, provavelmente este foi seu primeiro estilo brassado. Isso porque trata-se de um estilo fácil de se fabricar e que sofre pouca influência da falta de controle de temperatura de fermentação, por exemplo. A receita básica inclui uma boa porcentagem de malte pilsen ou pale ale, uma pequena quantidade de maltes dourados ou avermelhados, lúpulos americanos clássicos e uma levedura neutra. Quando você se torna um cervejeiro mais experiente, é interessante revisitar o estilo e provar novos e novos ingredientes. É um excelente estilo para experimentação!

Escute nosso próximo episódio para ouvir nossas impressões da The Ridge!