Hoegaarden

A cerveja dessa semana está na lista de favoritas de mais da metade dos participantes, o que levanta a questão: por que demorar tanto para colocá-la no podcast? Talvez porque faltava consolidar melhor o programa para que pudéssemos fazer jus à cerveja!

Já degustamos uma Witbier aqui, mas a Hoeggarden é uma das mais famosas e distribuidas. Hoje pertence ao megagrupo Anheuser-Busch InBev, o que trouxa ainda mais visibilidade para a marca.

A classificação BJCP das witbiers é 16A, fazendo parte do grupo das Belgian & French Ales. No caso, o estilo é tradicional da Bélgica, portanto segue uma escola que preza pela complexidade e diversidade de sentidos. O composto básico é o trigo, mas não maltado, o que a torna diferente das tradicionais Weiss alemãs.

As principais características são o uso de sementes de coentro ou casca de laraha (fruta parecida com a laranja), turbidez causada pela não filtração e coloração clara. O curioso de sua história é que o estilo desapareceu durante a segunda guerra, retornando apenas na década de 60.

Tudo isso é muito legal, mas e o tema? Bom, vamos explorar o mundo das escolhas profissionais. Carreiras, profissões, caminhos não trilhados e tudo o que pudermos debater. Participe você também respondendo: qual seria sua segunda escolha?

Aprecie sem moderação!