Karavelle Red Ale

Começa uma nova semana no Cerveja Como São As Coisas! E ela chega em grande estilo trazendo a cerveja Karavelle Red Ale!

Semana nova, cerveja nova! Esta semana resolvemos ampliar nosso banco de sabores e escolhemos mais uma (das tantas) cerveja premiada brasileira, a Karavelle Red Ale. Como já comentamos antes, a Cervejaria Karavelle tem como sócio o Seu Jorge, famoso por canções como “Burguesinha”.

Cerveja da Semana: Karavelle Red Ale!
Cerveja da Semana: Karavelle Red Ale!

O rótulo faz parte de um total de 5 cervejas fabricadas pela Karavelle o ano todo. A cervejaria está instalada em Indaiatuba, interior de São Paulo, mas já conta com uma boa distribuição, aparecendo com frequência nas gôndolas das redes de supermercados mais famosas.

O estilo do BJCP é o Irish Red Ale, 9D, e é muito tradicional daquela região. Mais tradicional que o estilo, só a receita! Os ingredientes pedem maltes lúpulos e leveduras daquela região e é esperado que se encontre apenas características desses ingredientes na cerveja.

O ponto chave é o torrado, presente, ainda que leve, desde o aroma ao retrogosto. Este último é normalmente seco, principalmente por conta deste torrado. Até o amargor deve vir do malte, deixando pouco espaço para o uso de lúpulos. Essa característica do malte afeta também a coloração da cerveja, tornando-a avermelhada.

Outras características interessantes são a espuma, que pode apresentar coloração, a possível presença de uma nota amanteigada, porém não obrigatória, e o fato que esta cerveja pode ser fabricada como Lager! Sim, Lager!

Quando apresentadas nesta forma, a cerveja fica mais leve, mais cremosa e mais suave, sem perder a nota torrada, fundamental, o final seco ou a cor vermelha. Um caso clássico de uma Red Ale fabricada como Lager é a da Murphy’s Irish Red, já degustada por aqui.

E para acompanhar este rótulo escolhemos um tema único, surpreendente e desafiador! Sim, vamos explodir sua mente enquanto você tenta responder o Desafio Omnia de Música! Prepare-se para torcer o seu cérebro até que a última gota de inspiração!

 

Enquanto o podcast não chega, você pode colocar o que acha da Karavelle Red Ale e de outras cervejas do estilo. Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, compartilhar as melhores postagens com seus amigos e seguir nosso perfil no Twitter!