Wäls Petroleum

Premiada, esta cerveja impressiona desde a garrafa! Conheça mais da cerveja da semana: Wäls Petroleum!

A Wäls é uma cervejaria mineira, que surgiu da ideia de uma família em fabricar o próprio chopp para a rede de lanchonetes que tem. Curiosamente, ficaram mais famosos pelas cervejas do que pelos lanches. Mas não é para menos.

A premiada Wäls Petroleum!
A premiada Wäls Petroleum!

O estilo é o Russian Imperial Stout (15 F na classificação BJCP), ou seja, um dos estilos mais fortes e marcantes do guia. O foco todo está em 3 características principais. A primeira, malte torrado, trazendo notas de café, chocolate, torrado e, as vezes, queimado.

A segunda, amargor. Apesar de não trazer muito lúpulo, o IBU varia de 60 a 90 unidades, o que é muito alto, principalmente quando comparamos com as cervejas que bebemos normalmente, na casa dos 15 IBU’s.

A terceira, teor alcoólico. Ele deve estar presente no aroma, no gosto, no retrogosto, na sensação e até na visão! Como? Quando rodamos o copo, o álcool deve ser notado nas paredes, assim como a alta viscosidade da cerveja.

A reunião dessas três características forma cervejas muito escuras, opacas, encorpadas, alcoólicas e complexas de aroma e sabor. Outros fatos marcantes são a espuma densa e escura e a possibilidade de guarda, ou seja, de envelhecimento. Uma bela sugestão para uma degustação vertical!

A versão da Wäls Petroleum se destaca porque reune muito bem todas as características do estilo e adiciona um toque muito interessante ao maturar a cerveja com cacau belga. Não é a toa que, em sua primeira aparição, ganhou medalha de ouro (Melhor cerveja sulamericana) e, recentemente, ganhou medalha de platina no Mondial de la Bierre realizada na França!

Agora, o tema escolhido para a discussão durante a gravação do podcast foi Ditados Populares. Sim, parece estranho, mas você sabe, como diz o ditado, cerveja boa é aquela que… Né?

Mas e você? Já degustou a Wäls Petroleum? Então comente o que você achou dela! Compartilhe com seus amigos e curta o Cerveja Como São As Coisas!