Caldo Verde

Quer uma receita para espantar o frio e harmonizar com a sua Colorado Demoiselle? O CCSAC traz pra você uma ótima opção: Caldo Verde!

Ah,o outono! Uma estação que nos proporciona temperaturas mais amenas, crepúsculos belíssimos e abre a temporada de cervejas escuras! E o que muita gente esquece, ou prefere não lembrar, é que é possível harmonizar uma boa cerveja com um caldo ou sopa! É o caso do Caldo Verde, receita tradicional portuguesa que combina com azeite, pão e cerveja!

Receita de hoje: Caldo Verde!
Receita de hoje: Caldo Verde!

A Receita

Para esta receita você vai precisar de:

  • 500 g de músculo (bem limpo) cortado em cubos;
  • 2 liguiças calabresas cortadas em rodelas;
  • 5 batatas grandes;
  • 1 maço de couve cortado em tiras finas (ou 2 pacotes de couve picada);
  • 1 cebola média picada;
  • 1 cubo de caldo de carne;
  • 1/2 taça de vinho tinto;
  • Óleo;
  • Sal.

Comece refogando a cebola, já na panela de pressão, e adicione o músculo em cubos. Deixe fritar bem, e quando a carne começar a soltar água, coloque o caldo de carne e o vinho tinto. Deixe tudo apurar bem e adicione água pré-aquecida à panela, o suficiente para cobrir a carne e passar um dedo, aproximadamente.

Tampe a panela e deixe na pressão por, pelo menos, 25 minutos. Fique de olho para notar se a água secou! Não deve acontecer, mas é sempre bom ficar atento à pressão. No final deste tempo, desligue o fogo, espere a pressão normalizar, abra a panela e sinta a carne. Se estiver dura, deixe mais 15 minutos, sempre acrescentando um pouco de água. Se estiver mole, mas sem desfiar, já está bom. Caso queira esperar um pouco mais para a carne desmanchar, você pode também.

Mas é importante continuar a receita enquanto o músculo cozinha! Boa parte do Caldo Verde tem base na batata, e são elas que cozinham paralelamente à carne. Numa panela, coloque as batatas com água e sal. Vale a dica de cortar as batatas em pedaços médios, acelerando o cozimento e facilitando o trabalho do liquidificador depois.

A batata deve levar mais tempo que a carne para ficar pronta, até porque não ficará na pressão. Portanto, quando a carne estiver no ponto desejado, pegue uma frigideira e frite a calabresa. Você pode usar um pouco de cebola aqui também! Uma vez frita, despeje todo o material na panela de pressão, junto com a carne. Lembre-se de deixar a panela com fogo aceso, ainda que destampada! A fervura contínua é importante para misturar os sabores e reduzir o caldo.

Com a batata cozida, chega a hora de bater a mesma no liquidificador. Lembre-se de sempre colocar um pouco da água do cozimento junto com os pedaços, senão o aparelho não dá conta. Deixe bater até não sobrarem grumos e coloque o conteúdo na panela de pressão. Repita esse processo até ter boa parte da panela cheia.

Finalmente, chega a hora do verde do Caldo Verde! Adcione a couve picada, prove e acerte o sal e deixe cozinhar destampada por 10 minutos. O prato está pronto para servir! Acompanham muito bem esta receita pão, azeite e queijo ralado.

O Caldo Verde vai bem com cervejas pesadas, como a nossa Robust Porter da semana, assim como as demais Porters, Dark Ales, Brown Ales, Red Ales e outros estilos maltados. Arrisque-se e prove com uma Belgian Golden Strong Ale, ou mesmo uma Belgian Dark Strong Ale, uma Dunkelweizen e, por que não, uma Schwarzbier!

Pulo do Gato

  • O Frans Café tem uma apresentação muito interessante deste prato. Eles usam um pão italiano do tipo redondo, cortam a tampa, retiram boa parte do miolo e servem o Caldo Verde dentro do pão. Exerimente também;
  • Ajustar o sal no final é melhor que ir colocando a cada etapa. Isso porque várias adições são feitas indiretamente, como o uso da calabresa e o sal da água de cozimento da batata. Caso você opte por utilizar dois cubos de caldo de carne, coloque menos sal na batata;
  • Outros cubos de caldo vão muito bem no Caldo Verde, como o caldo de costela e o caldo de picanha. Escolha o que te agradar mais!

 

Aproveite o feriado para ter um pouco mais de trabalho na cozinha! O resultado compensa, pode ter certeza! Dê sugestões de harmonização e de receitas sempre que quiser e não deixe de curtir e compartilhar com os amigos!