Copos para Cerveja

O número de copos para cerveja só é menor que o número de rótulos. Você conhece todos? Aqui apresentamos os mais comuns!

Todos ouvimos falar, mas poucos sabem sobre o assunto. Cada tipo de cerveja possui o seu respectivo copo, e isso tem uma razão. Aliás, uma não, algumas razões.

A apresentação de qualquer produto, seja ele alimentício ou não, é de extrema importância. Carros, pacotes de biscoitos, joias, edifícios, enfim, tudo nessa vida requer um bom “envelope”. Com a cerveja não é diferente, portanto a escolha de um copo que torne uma bela cerveja ainda mais bonita é essencial.

Depois vem o formato do copo que pode afetar a experiência de beber a cerveja de maneira mais direta, renovando a espuma a cada gole ou se importando mais com outros fatores físicos, como a manutenção da temperatura, por exemplo.

Por ultimo e não menos importante, o copo é desenhado também para atender o olfato do degustador. Se a cerveja possui um forte aroma, esse quesito pode ser preenchido de maneira menos rígida. Agora, se ela possui um aroma muito complexo, com notas cítricas e doces, amadeiradas e lupuladas, exigindo o máximo de concentração e aproveitamento, muita atenção deve ser dada à confecção desse copo.

Mas é claro que estamos falando de degustação, quando for beber com a galera, até copo de requeijão serve! E é muito bem vindo, por sinal.

 Tipos de Copos

Pilsner – Nós damos o nome de Tulipa e é uma variação de um Pokal (ou Footed Glass). É muito parecido com o copo Lager. É ideal para servir cervejas do tipo Pilsen, a cerveja mais comum no Brasil.

 

Copos para cerveja: Pilsen
Copos para cerveja: Pilsen

Lager – Muito semelhante, mas se diferencia do copo Pilsner pela boca mais fechada e pela base reforçada. O formato melhora a apresentação da cerveja, pois sua boca fechada requer pouca espuma, mantendo a carbonatação por mais tempo, e a altura destaca a transparência do líquido.

 

Copos para cerveja: Lager
Copos para cerveja: Lager

Caldereta – Chamado pelo Larousse da Cerveja de Americano, é onde costuma-se servir o chope aqui no Brasil. Pode-se servir algumas Ales, Pale Ales e Lagers escuras.

 

Copos para cerveja: Caldereta
Copos para cerveja: Caldereta

Weizen – Copo ideal para servir cervejas de trigo. Como possui o corpo longo, menor diâmetro embaixo e maior em cima, esse copo renova a espuma das nossas Weiss a cada gole, além de conseguir armazenar todo o conteúdo de uma garrafa tradicional de cerveja desse tipo.

 

Copos para cerveja: Weisen
Copos para cerveja: Weisen

Tumbler – Essa designação, na verdade, serve para qualquer copo que não tenha pé com pedestal, ou seja, a base do copo é plana e já é o fundo dele. No entanto, ficou famoso com a Hoegaarden. Utilizado para cervejas do tipo Witbier, pois estas não apresentam grande formação de creme e podem ser servidas em copos com boca mais larga.

 

Copos para cerveja: Tumbler
Copos para cerveja: Tumbler

Tulipa – Também chamado de Pokal ou Footed Glass. Algumas variações desse copo são igualmente famosas, como os Trapists e os Cálices. Diferente dos copos que chamamos de “tulipa”, este copo é ideal para cervejas com boa formação de creme, ou seja, Belgian Strong Ales, por exemplo.

 

Copos para cerveja: Tulipa
Copos para cerveja: Tulipa

Mug – Também conhecido como Stein, é a famosa caneca de grande volume das festas tradicionais cervejeiras. Antigamente era feito de cerâmica ou vidro fosco, só recentemente é que ganhou versões em vidro transparente. Algumas versões chegam a ter capacidade para um litro ou mais!

 

Copos para cerveja: Mug
Copos para cerveja: Mug

Existem muitos outros tipos de copos para cerveja, esses são alguns dos mais famosos. Você pode ver a lista do Brejas com alguns dos copos mais inusitados! No futuro, faremos uma matéria apenas sobre os copos exóticos para cerveja. Até mais!