Costela Bovina de Forno

Harmonizar com lagers, em geral, é fácil. Mas é sempre bom ter na manga uma receita diferente e simples! Conheça a Costela Bovina de Forno!

Durante a gravação do podcast que vai ao ar amanhã, o Fafá citou um prato que cai como uma luva e enviou a receita para divulgarmos a vocês. Trata-se da Costela Bovina de Forno, uma receita bastante simples e saborosa! Não esqueçam de comentarem o que acharam e de nos enviar feedbacks dos pratos depois de prontos!

Receita de hoje: Costela Bovina de Forno!
Receita de hoje: Costela Bovina de Forno!

A Receita

Para esta receita você vai precisar de:

  • 3 kg de costela bovina, com pouca gordura;
  • Sal grosso a gosto;
  • Papel alumínio ou celofane culinário em quantidade suficiente para dar três voltas na costela.

Em uma assadeira, salgue a costela por todos os lados. Evite esfregar o sal na carne, pois isto aumenta a quantidade de sal absorvida e deixa a carne excessivamente salgada. Em seguida, enrole-a e coloque-a em uma assadeira grande e leve ao forno, em temperatura baixa, por aproximadamente 4 horas.

O tempo é longo, mas permite que você prepare os acompanhamentos, deguste uma cerveja enquanto espera e bata um bom papo com os amigos! Para finalizar, retire o alumínio (ou celofane culinário) com cuidado, pois a carne estará extremamente macia, e volte a mesma ao forno, em temperatura alta para dourar, por aproximadamente 20 minutos.

Sirva quente. Essa receita acompanha muito bem arroz branco, mandioca cozida, molhos de pimenta, alho ou barbecue, além de pães em geral. Batatas assadas, feijão tropeiro e farofa também vão bem.

Além das Viennas Lager, caso da nossa cerveja da semana, a Costela Bovina de Forno vai bem com Pilsners, American Lagers, Märzens, Pale Ales em geral e Amber Ales. Uma combinação pouco comum pode ser feita com India Pale Ales aromáticas, Weissbiers e Brown Ales!

Pulo do Gato

  • Ao colocar a costela no forno, certifique-se de que os ossos estão voltados para baixo e a gordura voltada para cima, pois a própria gordura da carne servirá para umedece-la no processo de cocção e os ossos voltados para baixo diminuirão o risco da carne queimar;
  • Caso queira, separe parte do caldo liberado pela cocção e o use para preparar arroz. Nesse caso, cuidado com o sal já contido no caldo! Vale provar antes de adicionar mais sal ao arroz.

Gosotu da Costela Bovina de Forno? Então curta e compartilhe com a galera para fazer no final de semana! Tem sugestões de pratos, cervejas ou harmonizações? Comente abaixo ou escreva para contato@cervejacsac.com !