Frutas Carameladas com Samichlaus

Não é raro ver receitas que levem cerveja, mas é pouco comum o uso da bebida com doces, seja em receita ou harmonização. Mas a força da Samichlaus casa bem com as Frutas Carameladas!

A receita de frutas carameladas é bastante famosa. Você já deve ter visto bananas, maçãs, pêras e outras frutas semelhantes envoltas em calda de açúcar derretido. Verdade seja dita, a  receita começou como uma tentativa de fazer as frutas flambadas com a Samichlaus, mas não deu certo. Em todo caso, o sabor marcante da cerveja permaneceu na calda e fez a receita ficar com um toque especial.

A receita de hoje traz uma experiência culinária  de resultado muito interessante: Frutas Carameladas com Samichlaus!
A receita de hoje traz uma experiência culinária de resultado muito interessante: Frutas Carameladas com Samichlaus!

A Receita

Para a receita de Frutas Carameladas com Samichlaus você vai precisar de:

  • 2 bananas nanicas cortadas ao meio (em fatias longas);
  • Uma maçã grande, sem casca e cortada em meias-luas;
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • Suco de meia laranja;
  • 1 dose de Samichlaus;
  • 100 gramas de chocolate meio-amargo (ou amargo).

Esta é uma receita muito simples e rápida. O único cuidado que você precisa ter é com o tempo que a calda fica em aquecimento. Em um frigideira grande ainda no início do aquecimento, adicione a manteiga, as frutas e o açúcar. Assim que a manteiga começar a derreter e o açúcar a se liquefazer, adicione o suco da laranja e a dose da Samichlaus.

Você vai notar que o açúcar vai começar a caramelizar. É aqui que você precisa ficar mais atento. Com o caramelo formado, vire as frutas e espere alguns segundos. Sim, você leu certo! Segundos! Em um prato de sobremesa, adicione duas partes de banana e metade das meias-luas de maçã juntamente com a calda. Derreta o chocolate e sirva metade.

Por ser um doce carregado no caramelo, mesmo com a quebra do chocolate meio amargo, você pode tentar harmonizações por semelhança e por contraste. A própria Samichlaus fica bem, assim como algumas Doppelbocks de caráter caramelo destacado. Bohemian Pilsners, Viennas e Altbiers podem fazer combinações interessantes. Arrisque e prove com Imperial IPA, English Barleywine e American Barleywine!

Pulo do Gato

  • Você pode substituir o chocolate derretido por sorvete de chocolate, ao estilo Caldo Fredo. Se o fizer, coloque uma quantidade generosa de sorvete para poder quebrar bem o caramelo;
  • Além de bananas e maçãs, outras frutas aceitam bem a calda de caramelo, inclusive com interações contrastantes, como uva verde e abacaxi. Caso utilize essas frutas, repense a sua cerveja de harmonização para não confrontar o contraste já criado pela interação fruta-calda.

Cerveja Harmoniza.com

Você já conhece o site Cerveja Harmoniza.com? Pois bem, nós conhecemos e achamos que você precisa conhecer! É um site fenomenal e tem como princípio básico a harmonização de cervejas e gastronomia! Nós já citamos eles por aqui antes, mas agora você os verá aqui com mais frequência!

Pois bem, para uma harmonização de Doppelbock, a lista de recomendações é enorme! Mas um item da lista nos chamou atenção: Petit Gâteu! Vale a pena dar uma olhada!