Molho Bolonhesa

Existem tantas massas quanto estilos de cerveja, mas um molho consegue ir bem com ambas, o Molho Bolonhesa!

Fazer a massa é fácil. Basta escolher a sua preferida, colocar em água fervente e aguardar o tempo sugerido no pacote, mexendo de vez em quando. Molhos em geral também são simples de fazer, mas alguns requerem atenção especial ao tipo de massa utilizado. Não é o caso do Molho Bolonhesa, que aceita diversas adições e vai bem com quase todas as massas.

Receita de hoje: Molho Bolonhesa!
Receita de hoje: Molho Bolonhesa!

A receita é nossa, mas a ideia de harmonizar Red Ales com Molho Bolonhesa veio do site CervejaHarmoniza.Com, um ótimo guia com sugestões de harmonização, classificados por tipo de prato e cerveja. É possível ainda escolher a cerveja pelo estilo ou pelo país de origem.

A Receita

Para esta receita você vai precisar de:

  • 600 g de carne moída;
  • 1 lata de tomates inteiros e sem pele;
  • 1 vidro de molho de tomate;
  • 1 cebola média picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 taça de vinho tinto seco;
  • 1 tablete de caldo de carne;
  • Óleo;
  • Azeite;
  • Pimenta calabresa;
  • Sal.

Com tudo preparado, pegue uma panela grande, coloque o óleo e um fio de azeite e deixe esquentar. Comece refogando a cebola e o alho, sem deixar queimar nenhum. Coloque a carne e mexa constantemente para que os flocos se soltem e toda ela seja refogada por igual.

Quando perceber que não há mais pedaços crus, coloque o caldo de carne e o vinho, mexendo bem em cada adição. Deixe o vinho agir por um tempo, pelo menos até que todo o caldo esteja dissolvido. A ideia do vinho é agregar sabor e cor. Em conjunto com o tablete, acaba formando uma espécie de molho madeira, muito saboroso e bonito de se ver.

Continue fritando tudo até seu ponto ideal de carne, mais tempo para quem prefere carnes bem passadas, menos para quem curte as mal passadas. Você vai notar que o conjunto solta muita água. Não se preocupe e deixe ela lá.

Quando atingir o ponto desejado, corte os tomates em pedaços grandes e jogue na panela. Misture bem e coloque o molho, logo em seguida. Diminua a chama! Boa parte dos molhos que levam tomate dão errado porque o tomate queima e deixa um sabor forte e ruim. Muitos evitam esse acontecimento colocando muita água, mas queremos um molho grosso, por isso coloque só um pouco.

Agora começa a parte boa, de apurar o molho. Comece colocando a pimenta e o sal, mas lembre-se que o tablete e o molho já vem temperados, portanto, cuidado. Coloque um pouco mais de água para que tudo possa cozinhar bem. Mexa com frequência, para evitar que o tomate pegue no fundo.

Siga provando, corrigindo e mexendo até chegar na sua receita ideal. Com um pouco de prática, você acerta o ponto com bastante facilidade e rapidez, praticamente o tempo que levará para sua massa ficar pronta. O molho bolonhesa vai bem também com arroz, purê de batata, purê de mandioquinha e outros alimentos que possam substituir a massa.

Claro que a ideia é harmonizar com a nossa cerveja da semana e com outras do estilo Irish Red Ale. Mas o molho bolonhesa também harmoniza com Pilsners, Light Lagers, Märzen, Scottish Ales e até Dubbels. Arrisque e tente com Witbiers, Blonde Ales e Belgian Pales Ales!

Pulo do Gato

  • Você pode substituir o vinho por outras bebidas alcoólicas, com whiskey, conhaque, bourbon, vodka, sakê e até cerveja. No caso da cerveja, deve ser bastante alcoólica e pouco carbonatada. Lembre-se que todos estes agregam sabor e cor ao molho bolonhesa, eventualmente aromas também;
  • Massas com mais reentrâncias pedem molhos mais suaves. Caso opte por massas como fusilli, penne, conchillogne e afins, deixe o molho um pouco mais fino. Spaghetti, talharinni e afins aceitam molhos mais grossos;
  • Caso seu molho fique ácido, você pode colocar um pouco de açúcar! Sim, ele quebra a acidez do tomate, engrossa o molho e dá um toque na coloração também. Não se esqueça de conferir o sal depois;
  • O molho bolonhesa aceita muitas adições, como bacon, liguiça calabresa, salame e outros alimentos do gênero. Faça experiências e descubra qual a melhor pra você!

 

Gostou? Então curta e compartilhe com os amigos! Comente como ficou sua receita de molho bolonhesa e deixe-nos com água na boca!