Guarubier, a cerveja de Guarulhos para o Mundo

E quem disse que não dá pra fabricar cerveja na Grande São Paulo? A Guarubier, em Guarulhos, não só prova que é possível, mas também mostra que a qualidade da cerveja não depende de onde você está!

Fui convidado a visitar a Guarubier pelo Lucas Zurwellen, nosso Sommelier e consultor técnico, e confesso que não estava preparado para conhecer o local. Esperava grandes panelas, diversas geladeiras, garrafas vazias em um canto e insumos em outro. Nada disso! Equipamentos modernos, exposição das cervejas e até uma linha de taps improvisados em um freezer. Uma cervejaria pronta para atender uma demanda crescente na região de Guarulhos.

Guarubier: a marca da cerveja de Guarulhos!
Guarubier: a marca da cerveja de Guarulhos!

Fomos recebidos pelo Cauê Santos e sua família em sua garagem, onde o carro cedeu espaço para os equipamentos da cervejaria. Muito receptivos, nos mostraram o espaço, serviram uma prova e nos convidaram a sentarmos para uma conversa animada e descontraída sobre cerveja.

A Guarubier nasceu de uma mistura entre as as experiências vividas pelo filho fora do país e a reportagem lida pelo pai aqui no Brasil. Começaram como todos nós, com muita ansiedade e ávidos por conhecimento. Depois de muitos finais de semana brassando, chegando a fazer 4 brassagens em um sábado, resolveram investir em equipamentos para produzir uma litragem maior.

O Cauê conta que a passagem da panela para o tanque foi um verdadeiro recomeço. Há muitas mudanças entre uma e outra técnica, e os conhecimentos de quem utiliza tanques não são tão compartilhados quanto os paneleiros, o que trouxe muita dificuldade no começo. Após diversas barreiras vencidas, hoje a cervejaria produz cerca de 10 rótulos diferentes, entre regulares e sazonais.

Suas cervejas são focadas em drinkabilidade, principalmente, mas não foi sempre assim. No começo, suas produções eram mais complexas e intensas, mas o mercado local não aceitou bem. Resolveram, então, construir uma identidade cervejeira inserida no gosto local e foram ganhando apreciadores o suficiente para poderem produzir cervejas mais variadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas nem só de cervejas para principiantes se faz uma cervejaria! A Guarubier participa de concursos e teve destaque em dois rótulos muito interessantes. O primeiro foi a Blonde Ale, que acabou mais lupulada que o estilo, mas que mesmo assim ganhou boas notas dos juízes. Na nossa conversa, os cervejeiros contaram que estavam buscando atingir a OG necessária para deixar a Blonde Ale alcoólica, como pede o estilo, mas acabaram por adicionar o lúpulo cedo de mais, o que fez com que o amargor ficasse em excesso.

O segundo título de destaque foi a Oatmeal Stout, que levou o quarto lugar no campeonato da AcervA Paulista, também com ótimas notas dos juízes. Infelizmente, não pudemos provar a Stout, pois não havia mais garrafas disponíveis. Mas a Blonde Ale ainda existe, inclusive no tap! Se você quer experimentar as cervejas, você pode ir a um dos eventos promovidos por eles, ou ainda pedir umas garrafas!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para conhecer um pouco mais e saber sobre eventos e cervejas, você pode acessar a página da Guarubier no Facebook. Nós ganhamos um rótulo para degustar em um programa do Cerveja Feita em Casa e iremos publicá-la em breve. Enquanto você espera, aproveite para ouvir os outros programas do podcast, que falam de Como Construir uma Receita, Ingredientes a Mais e Lúpulo!