Witbier, Fruit APA Burtonizada e American Barleywine, por Itamar Ogeda

Essa semana volta o Cerveja Feita em Casa e quem nos trouxe a cerveja foi o Itamar Ogeda! Foram três receitas, uma Witbier, uma APA e uma Barleywine, muito interessantes e nós avaliamos todas para o programa!

A espera acabou! Depois da volta do CervejaPod é chegada a hora de retornar com o podcast mais homebrewer do Brasil, o Cerveja Feita em Casa! E para voltar com estilo, contamos com a ajuda do Itamar Ogeda e suas receitas para uma Witbier, uma American Pale Ale com maracujá e água Burtonizada, além de uma American Barleywine.

Cerveja Feita em Casa de volta! Com as cervejas do Itamar Ogeda!
Cerveja Feita em Casa de volta! Com as cervejas do Itamar Ogeda!

Fato, já faz tempo que nos encontramos para um bate papo e para que o Itamar pudesse me entregar algumas garrafas para serem degustadas e avaliadas, mas ainda lembro de muita coisa daquele dia. Foi numa estação do metrô que marcamos e desde o “olá” até o “tchau” o assunto foi cerveja.

Assim como nós, o Itamar é um apaixonado pelo tema e ávido estudioso. Melhor, faz diversas experiências na prática. Esse ímpeto fez com que ele criasse diversas receitas interessantes, muitas fora do padrão, mas sempre preocupado com a qualidade final da bebida. E foi com esse pensamento que ele desenvolveu as cervejas avaliadas no Cerveja Feita em Casa desse mês.

Talvez a mais “comum” (e coloquem quantas aspas puderem na expressão) tenha sido a Barleywine. Isso porque ele não tentou fugir dos padrões do estilo. Mas quem já fabricou cerveja sabe que é um verdadeiro desafio fazer cervejas muito alcoólicas ou muito encorpadas, normalmente dividindo a batelada com estilos mais suaves.

A segunda garrafa trouxe uma Witbier que também não tentou fugir do estilo, mas também não foi fabricada da maneira tradicional. Mas a que mais impressionou pela originalidade foi a Fruit American Pale Ale Burtonizada, com maracujá na receita. São muitas experiências em uma só receita! E tudo para dar errado! Mas não deu!

No dia que chamei o Lucas pra provar as cervejas em casa, acabamos por debater bastante as ideias que devem ter passado pela cabeça do Itamar e as maluquices que ele deve ter feito pra cerveja funcionar como funcionou. Mas você vai poder ouvir a tudo isso na sexta, no lançamento do novo episódio do Cerveja Feita em Casa!