Balanço do Degusta Beer And Food

Sábado foi dia de visitar o Degusta Beer And Food 2014 e aproveitar tudo que ele tinha a oferecer! Vamos agora ao balanço dessa visita!

E vamos começar pelo começo: a entrada. O valor cobrado foi bastante razoável pela estrutura oferecida, com seguranças, catracas, bom espaço para circulação e boa disposição dos estandes. Até mesa de sinuca tinha lá para quem se animasse a jogar. A caneca era mesmo brinde, porque caneca de plástico não justifica aumento no valor do ingresso, mesmo quando bem feitas, que foi o caso. Mas o balanço não sai positivo porque não tinha nenhum item do evento incluso no pacote.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Particularmente, preferia um valor de ingresso maior, mas que possibilitasse a degustação livre de cervejas, com doses reduzidas, claro. Mesmo com valores abaixo do mercado para muitos rótulos, era impossível aproveitar o evento gastando apenas com o que se aprovasse.

Mas ganhou também quem foi para participar das palestras e workshops promovidas pelo evento. Grandes nomes da cerveja e da alta gastronomia marcaram presença e proporcionaram ótimas atividades. A distribuição de senhas para os eventos com degustação foi um pouco falha, mas não impediu o bom andamento do evento. Como sugestão para o próximo ano, não dividir a área restrita em duas, como aconteceu em alguns workshops.

Ainda sobre essas palestras, algo que pode ser modificado para a próxima edição do Degusta Beer And Food é o tempo disponibilizado aos palestrantes. Para alguns, 45 minutos foram excelentes, principalmente para aqueles que apresentaram produtos. Mas para os técnicos, como a Kátia Jorge, 45 minutos não serviram nem para a introdução do tema. Assim, poder-se-ia criar uma seção específica para os palestrantes que necessitem de mais tempo.

Falando em Kátia Jorge, dica importantíssima para os cervejeiros caseiros! Se você costuma controlar o pH da sua mostura, pare de perder tempo e controle o pH da sua água de lavagem do mosto! Isso porque a reação da água com o malte durante a mostura cria uma solução tampão que fará com que o pH se corrija sozinho. Mas a água de lavagem está só de passagem e não consegue alterar seu pH em tempo! É claro que existem casos e casos, mas preocupe-se em gastar corretores com mais frequência em lavagem do que em mostura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma mesa redonda sobre criatividade na cerveja foi realizada em cada um dos dias do evento, promovidas pela Treze. No sábado, falaram Bodebrown, Colorado, Way e Invicta! De destaque, a fala do Marcelo Carneiro, que disse “todo cervejeiro artesanal tem que ser um pouco maluco…”, e do Samuel Cavalcanti, que disse “Cerveja é arte! Afinal, a palavra artesanal vem daí, arte!”. Uma curiosidade, o Samuel, da Bodebrown, revelou que começa a desenhar suas receitas a partir da levedura, e não dos maltes e lúpulos aceitos pelo estilo!

O Degusta Beer And Food trouxe ainda algumas (poucas) opções em comida, mas todas estavam exageradamente caras. Muito bem preparadas, sim, e com sugestões de harmonização, como era esperado, mas nada por menos de R$ 10,00. O destaque positivo fica com o pessoal do Buzina, que conseguiu encher o ar do evento com um aroma de hambúrguer difícil de resistir!

Também destacamos a presença de várias microcervejarias em meio a importadoras e distribuidoras de grandes marcas. As paulistas Júpter e Urbana, muito comentadas no nosso podcast sobre homebrew, a gaúcha/catarinense Coruja, com sua parceira Saint Bier, a alemã Crew, que dividiu espaço com a Way, além da Bodebrown e da Colorado, já consolidadas no mercado.

Também foram montados estandes para algumas revistas, eventos e até equipamentos! Mas o tema central foi mesmo a cerveja, o que colocou esses expositores na margem do evento, literalmente. Também foram montados estandes bastante chamativos, como da Therezópolis e da Madalena, além da Paulistânia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pra encerrar, fique ligado no que vem aí no próximo ano! Grandes eventos cervejeiros se aproximam e todos que apreciam o mundo cervejeiro precisam comparecer para fortalecer essa cultura maravilhosa!