Cerveja Para o Bem da Saúde

Ao contrário do que se prega, cerveja pode sim fazer bem a saúde! O segredo está na qualidade e na moderação!

Nós já citamos aqui no site algumas notícias que defendem o lado bom da cerveja, como as vantagens do consumo moderado e o uso de cervejas como isotônicos. E não estamos sozinhos nessa. A Revista da Cerveja, o Brejas, diversos blogs sobre cerveja e até a mídia tradicional tem exaltado essas qualidades.

Cerveja pode sim fazer bem a saúde!
Cerveja pode sim fazer bem a saúde!

Mas a notícia da semana sobre o tema é que cerveja combate o envelhecimento. A pesquisa realizada na Universidade de Tel-Aviv, em Israel, mostrou que os telômeros, importantes indicadores de envelhecimento celular, tem seu processo natural de encurtamento desacelerado pela cerveja.

A notícia vai além e comenta que o café faz justamente o oposto! É claro que é cedo para aplicar isso no dia-a-dia, mas novas frentes de pesquisa se abrem e novos medicamentos e cosméticos podem ser, imagine, à base de cerveja!

Cerveja na Comida

Provavelmente sem saber de todas essas qualidades, um bar argentino resolveu fazer todos os seus pratos com uso de cerveja, ou de ingredientes dela. O dono conta que o desafio não é harmonizar com uma boa cerveja, mas colocar esta como ingrediente de uma receita tradicional.

Até as sobremesas levam cerveja. O que será que o Yuri diria de um brownie de cerveja? E que tal um tiramissu de cerveja? Confesso que difícil até de imaginar. Mas o dono garante que são todas ótimas receitas.

Nós mesmos já inventamos algo do tipo. Nas nossas brassagens mais recentes, aproveitamos o malte para fazer alguns quitutes, que você ainda verá por aqui, como receita e dica de harmonização.

Cerveja Para o Mal

Mas uma tecla continua batendo forte na mídia: o uso excessivo de álcool. Todas as dicas de saúde que envolvem cerveja e todas as notícias sobre novas pesquisas nessa linha destacam que não deve haver o consumo excessivo do produto.

É compreensível e não pode ser ignorado, mas começou a ficar repetitivo e, consequentemente, chato. Poucos são aqueles que ainda atentam para o aviso, menos ainda aqueles que o levam a sério.

Mas não podemos deixar passar em branco: CUIDADO! Beber uma lata de cerveja de boa qualidade por dia faz bem a saúde. E isso não significa que tomar 10 faz 10 vezes melhor. Muito pelo contrário, reverte todas as benesses e piora seu estado de saúde.

E você? Já faz parte do movimento Beba Menos, Beba Melhor? Comente! Curta! Compartilhe!