Mais um ano na ativa!

Chegou 2019 e o Cerveja Como São As Coisas caminha para completar seu sexto ano na ativa! Você não leu errado, já são quase 6 anos falando sobre a cultura cervejeira, promovendo conhecimento para cervejeiros caseiros, apreciadores e curiosos. Mas antes de falar sobre o ano que começa, queria falar um pouco sobre o ano que passou.

Ano novo, cerveja nova
A cerveja da virada!

Em 2018 tivemos mais de 34 mil visitas em mais de 300 postagens diferentes. A campeã continua sendo a receita de Faisão Assado, com mais de 5 mil entradas só neste ano que passou. Dentre os podcasts, o mais acessado foi o primeiro episódio do Cerveja Feita em Casa, o mais baixado foi o episódio 12 (também do CFC), e o mais ouvido no Spotify foi o episódio 57 do CervejaPod.

Ao todo foram quase 5 mil downloads no ano e cerca de 250 ouvintes via Spotify, isso que os episódios só passaram a estar disponíveis na plataforma no último trimestre do ano. E falando em crescimento, no Instagram já são mais de 1000 seguidores acompanhando rótulos, eventos, avaliações e acontecimentos. Prova disso foram as fotos mais curtidas, o certificado de Sommelier e a seleção de cervejas brasileiras que rolou no curso.

Nossas plataformas de financiamento já garantem a estabilidade do site nos servidores contratados, o que é excelente e uma marca do reconhecimento do trabalho de anos. A vocês que me apoiam, meu eterno agradecimento. Quando o projeto começou, não imaginava o quanto ia crescer e como seria manter uma estrutura dessas.

O público tem as escolhas dele, mas é permitido ao editor ter as suas preferências. No ano que passou, fiquei muito feliz em conseguir publicar a história da levedura e também em ter iniciado a série sobre os estilos do BJCP no Cerveja Feita em Casa. Foram dois desafios que resolvi abraçar e que me trouxeram uma sensação de plenitude incrível. É essa a sensação que sempre busco nas publicações e nos episódios que disponibilizo para você.

Ano novo, cerveja nova

Muitos projetos se inciaram no final de 2018, mas começarão a dar frutos (e publicidade) agora. Pra começar, estou trabalhando com cerveja! Desde novembro, trabalho na Sua Breja, uma plataforma de criação de rótulos personalizados em parceria com cervejarias artesanais renomadas. Vale tanto para pessoa física, quanto para jurídica. Meu foco é em estabelecimentos comerciais, mas atendo todo mundo.

A produção de conteúdo continua, tanto em texto como em podcast. Em especial, uma postagem sobre as mais recentes descobertas de pesquisadores sobre a história da cerveja. Você deve ter visto a manchete dessa descoberta, mas tive acesso ao texto integral da pesquisa e vou trazê-lo para o site com a já tradicional análise e complementação que faço por aqui.

Os cursos continuam e esse ano teremos uma novidade em eventos. Ainda está bem embrionário o projeto, mas caminha para ser uma verdadeira experiência. Todas as novidades serão postadas aqui e nas redes sociais do Cerveja CSAC, portanto, fique ligado. Mais cervejas, mais análise, mais conteúdo e mais eventos: esse ano promete!