Notícias do mundo cervejeiro

Quem acompanha as notícias sobre cerveja percebeu que se tem falado muito sobre microcervejarias recentemente. A discussão sobre a legislação que está na pauta do congresso talvez seja a mais em evidência, mas a revista Istoé trouxe uma matéria interessantíssima em seu site.

No texto, ela apresenta o mercado de microcervejarias e cervejarias artesanais no país e faz um paralelo com a evolução destas modalidades nos EUA no início da década de 90. É curioso como os cenários são semelhantes, o que é ótimo para a cultura cervejeira. A matéria traz ainda alguns exemplos e mostra o forte invesimento no setor. O mais importante é saber que hoje a fatia destas cervejarias é de 0,15%, mas se projeta para 2% em uma década. A reportagem você pode ler aqui.

Outra notícia interessante para cervejarias menores é o investimento do setor de equipamentos para atender as novas demandas deste mercado. Um exemplo recente vem do setor de filtração. As grandes cervejarias já contavam com sistemas de filtração por membranas disponível, mas agora este sistema também atende produções menores. Ainda falta tecnologia para as micro e artesanais, mas com a expectativa de crescimento, logo surgirão os investimentos.

Para encerrar o post, deixo aqui uma notícia muito curiosa: cientistas australianos desenvolveram uma cerveja antirressaca! Isso mesmo, beber e não ficar mal depois! A grosso modo, conseguiram unir cerveja e Gatorade sem perder o sabor, mas diminuindo o teor alcoólico. Mais detalhes aqui.

Aprecie sem moderação!