Países Produtores: Alemanha

De todos os países produtores de cerveja, a Alemanha é detentora do título de mais famosa. Mas de onde veio essa fama?

Começamos, essa semana, uma série de postagens sobre os países produtores de destaque, seja pela sua história, seja pelo volume de produção, pelo volume de consumo, ou mesmo pelos ingredientes inusitados que são utilizados em suas receitas. E abrindo essa série está a Alemanha!

Países Produtores: Alemanha!
Países Produtores: Alemanha!

Os alemães não são famosos por apenas beber muita cerveja. No BJCP, pelo menos 19 estilos foram criados em seu território e tantos outros tiveram alguma influência ou adaptação por parte da Alemanha. Estilos famosos como Märzen (ou Oktober), Bock, Rauchbier, Dunkel e Weiss são alguns exemplos.

E se engana quem pensa que só da Baviera que vivem os estilos alemães! Outras regiões, como a Francônia, e cidades, como Colônia, Dusseldorf, Bamberg e até Berlin tem tradição na fabricação e criação de estilos. No programa Pão e Cerveja, certa vez, um viajante comentou que fez um tour cervejeiro pela Alemanha e, somente nos arredores de Bamberg, eram mais de 100 cervejarias.

E como se não bastasse essa colaboração incrível, os alemães ainda nos presenteiam com a maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest! A festa é tão representativa da paixão pela cerveja que ganhou versões mundo a fora, como a nossa Oktober de Blumenau. São litros e litros de cerveja consumidos durante os 15 dias de festejo, que conta ainda com músicas e danças típicas, canecas decoradas, pratos deliciosos e muito mais.

E se você acha que já é o suficiente para carimbar a presença da Alemanha nesta série, saiba que tem mais! Sim, os alemães são incansáveis e hoje tem a mais importante maltaria do mundo, a Weyermann! Além de fabricar uma variedade imensa de maltes, a empresa também desenvolve novas variedades de malte, buscando ampliar as possibilidades para os cervejeiros de plantão.

Só por curiosidade, você sabia que o tempo de formação de um Mestre Cervejeiro e de um Mestre Malteador é o mesmo?

Mais, a Alemanha é a criadora da Lei de Pureza, famosa regulamentação escrita em 1516 que direcionava a produção de cervejas e que era categória ao citar os únicos elementos permitidos para a fabricação: Malte de cevada, Lúpulo e Água. Na época, nã se conhecia o funcionamento das leveduras, o que a fez ser adicionada mais tarde. O texto sofreu, ainda, outra alteração, substituindo o “Malte de Cevada” por “Malte” apenas, permitindo o uso de malte de trigo para a produção das famosas Weissbiers.

São essas as coisas que nos fazem admirar a cena cervejeira alemã e torcer para que um dia chegemos lá. Você acha que estamos longe?