Papo de Domingo #004

Mais um domingo, o primeiro do outono, e muita coisa boa rolou durante a semana! Fique por dentro aqui, no Papo de Domingo!

O outono já começa agitado, cheio de novidades. Para começar, todo o eco gerado pelo Festival Brasileiro da Cerveja veio com força e trouxe uma enxurrada de novidades e impressões. Muitas novidades no meio legislativo, no mercado, nos blogs. É o Papo de Domingo trazendo tudo pra você!

Notícias

Papo de Domingo: Notícias!
Papo de Domingo: Notícias!

Começando com uma novidade muito bem recebida, a chegada da fórmula da Kirin Ichiban para fabricação no país. Por enquanto, será produzida em Itu e distribuída em São Paulo, Sul e Nordeste, mas as intensões são de expandir rapidamente a distribuição.

Mas as artesanais também chegam ao mercado com receitas novas. Destaque para a Hop Arábica, que usa um café especial na receita, e para a cerveja dos motoqueiros, desenvolvida para um motoclube e aprovada por quem prova.

Chega também o barril da cerveja do AC/DC, cerveja bem aceita e agora em versões de 5 litros! Ela está na nossa lista de degustações, juntamente com a do Iron Maiden, do Angra, Sepultura, Nenhum de Nós, Titãs, Ratos de Porão, Raimundos, Paralamas do Sucesso e outras cervejas de banda. Aguardem!

Mas é importante saber como e o que degustar. Para resolver esses problemas, duas propostas ajudam aqueles que tem dificuldades nos assuntos. Os clubes de degustação trazem sempre uma novidade, enquanto os cursos de degustação te mostram o que procurar e como interpretar aquilo que você encontra na cerveja.

E esse mercado está crescendo. Muito disso é suportado pela recente pesquisa do Ibope, que revelou que a cerveja é a bebida predileta dos brasileiros para acompanhar a comida do dia a dia. Nessa reportagem são comentados os mineiros, mas paulistas, baianos e outros nordestinos também se destacam na pesquisa.

Isso ajuda a explicar o sucesso do Festival Brasileiro da Cerveja deste ano. Os blogs lotaram seus estoques de assuntos, mas até a mídia tradicional trouxe boas reportagens sobre o tema. Destaque para esta aqui, que fala das tendências dos lançamentos dos próximos meses e do mercado nacional como um todo.

E todo esse momento cria situações contraditórias nas casas em Brasília. Enquanto o senado vota uma lei para permitir o ingresso de micros no Simples Nacional, a Receita pretende aumentar a carga de impostos sobre as bebidas frias, dentre elas, a cerveja. Enquanto isso, quem paga mais caro é o consumidor, já que todos os custos são repassados sem nenhum abatimento.

Blogs

Papo de Domingo: Blogs!
Papo de Domingo: Blogs!

Começando hoje com o Bebendo Bem, que divulgou o campeonato de cerveja caseira da Bierland, a cerveja da Burgman feita para um motoclube e uma reportagem do Cru e Maltado sobre as melhores cervejas de 2013. Sobre o concurso, apenas 100 vagas! Se você quer mostrar seu trabalho para o mundo, é uma ótima oportunidade.

Do Brejas, um depoimento de quem esteve no Festival Brasileiro da Cerveja, inclusive como jurado! Muito interessante a leitura, principalmente para compreender um pouco mais a questão do campeonato e das premiações.

Do Cerveja e Comida, a brassagem da Sexta Feira, cerveja financiada por crowdfunding e que divulgamos aqui também! Ao todo, foram mais de 1200 litros financiados e cerca de 470 investidores. Nós estamos na lista!

Cerveja Como São As Coisas

Papo de Domingo: Cerveja Como São As Coisas!
Papo de Domingo: Cerveja Como São As Coisas!

E hoje termina a semana da Eisenbahn Dunkel no site. A foto acima é só uma dica do que vem por aí! Para complementar os assuntos da cerveja catarinense, tivemos uma harmonização especial e um podcast excepcional!

Da série Sidequest, uma alemã muito bem vinda. Da série sobre produção de cerveja, a importância da sanitização. E claro que não podíamos deixar passar o Saint Patrick’s Day, um dos maiores eventos cervejeiros do mundo e um ícone da cultura irlandesa!

E você? O que tem para falar dessa semana? Quais as cervejas que provou, quais pratos harmonizou, o que leu de interessante? Comente, curta e compartilhe!