St. Patrick’s Day!

Saudações irlandesas aos adoradores do líquido verde mais consumido no mundo! A cerveja do St. Patrick’s Day!

O St. Patrick’s Day, em português, Dia de São Patrício, é comemorado no mundo todo! A tradição nasceu na Irlanda, mas conquistou adoradores ao redor do mundo o suficiente para ser uma das maiores festas cervejeiras do mundo!

Verde: a cor do St. Patrick's Day!
Verde: a cor do St. Patrick’s Day!

Conta-se que Patrick viveu no século IV, nascido em uma família romano-britânica e que foi sequestrado por irlandeses. Quando conseguiu escapar, virou padre e voltou a Irlanda para converter os locais ao cristianismo.

Muitos mitos cercam a lenda e existem versões conflitantes sobre os motivos que levaram à adoção da cor verde, mas uma das mais aceitas diz que St. Patrick usava o trevo (de três folha, não com quatro) para explicar a santíssima trindade.

Algum tempo depois o verde foi adotado como a cor da nação irlandesa, inclusive em uma batalha contra uma Ordem de St. Patrick que usava a cor azul como padrão. Hoje, o verde está em todo lugar, inclusive na cerveja!

O dia 17 de março celebra, na verdade, a data da morte de St. Patrick e é acompanhado por festividades religiosas. Na data, as leis de proibição de consumo de bebidas alcoólicas na rua são revogadas temporariamente e as comemorações tomam as ruas e avenidas de cidades em todo o planeta.

Mas você deve estar se perguntando: como fazer a cerveja ficar verde? São várias as receitas, mas uma das mais comuns (e práticas) é o uso de corante alimentar. Algumas poucas gotas fazem o trabalho e deixam a cerveja com aquela aparência única!

Encontramos também essa receita que leva Curaçau Blue, o que deve ser interessante, mas deve alterar fortemente o sabor da cerveja. Mas vale a experiência! Na receita, o cara avisa que o tom de verde depende da quantidade de cada um dos ingredientes, mas quanto mais Curaçau, mais intensa fica a cor.

E você? Já está vestido de verde? Separou a cartola, o trevo e a caneca? Comente sua experiência com a festa! Curta e compartilhe!