Temperatura de serviço

Durante a gravação do podcast que será lançado amanhã foi levantada a questão de que temos sido omissos na divulgação das temperaturas ideais de degustação. O tema será melhor desenvolvido ao longo do tempo, mas cabe aqui uma introdução.

Todo estilo de cerveja tem uma temperatura (ou uma faixa de temperatura) em que é recomendada que ela seja servida. Normalmente, cervejas do tipo lager tem temperatura de serviço menor que cervejas do tipo ale, mas isso não é uma regra.

Esse requisito é importante quando se pretende degustar a cerveja, isso porque esta temperatura é a que melhor apresenta os aromas e sabores da cerveja. De maneira geral, aromas voláteis se desprendem com mais facilidade em temperaturas maiores. De maneira semelhante, sabores marcantes se destacam quando a bebida está mais quente.

Essa é uma das razões para cervejas de baixa qualidade serem servidas estupidamente geladas, preferencialmente abaixo de 0 grau. Todos os sabores desagradáveis dos aditivos ficam camuflados e a bebida se torna apenas um líquido refrescante.

Se você não souber a temperatura ideal e não conseguir encontrar, não tem problema. Em geral, as temperaturas da maioria dos estilos varia entre 0 e 10 graus, sendo mais comum a faixa entre 2 e 6 graus. Mas não se preocupe se sua cerveja não está ideal, pois o importante é apreciar!