CervejaPod #080 – Cidade Imperial Helles e Gestão do Tempo

Você tem tempo para uma conversa? E para uma cerveja? E se for a Cidade Imperial Helles?

No programa de hoje, Cidade Imperial Helles e Gestão do Tempo!
No programa de hoje, Cidade Imperial Helles e Gestão do Tempo!

Como dar valor ao tempo? A célebre frase “time is money” nos apresenta a um problema cada vez mais comum na sociedade contemporânea, a gestão do tempo. É comum nos depararmos com situações onde temos muitas tarefas a cumprir e nenhuma agenda disponível para executá-las. Pensando em te ajudar a rever seu cronograma, Roonco e Fafá debatem um pouco o tema e ainda apresentam pontos chave que você deve levar em conta.

Link para Download Direto: Cidade Imperial Helles e Gestão do Tempo ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)

Link para YouTube: CervejaPod #080

Podcast editado por Banco de Cérebros!

A Cerveja

Como o nome sugere, a cervejaria foi instalada em Petrópolis (também chamada de cidade imperial) e data de 1997. A proposta deles é de fabricar cervejas baseadas na escola alemã, o que fica ainda mais evidente quando vemos os rótulos: Pilsen, Helles e Dunkel.

Para o programa escolhemos a Helles para avaliar. O estilo (4A, BJCP 2015) surgiu para concorrer com as variações alemãs do cultuado Pilsner tcheco e ainda hoje é muito consumido no sul da Alemanha. Com a balança pendendo para o dulçor do malte, é importante que o lúpulo não fique apagado, mas sim que se apresente timidamente. Vale dizer também que é um estilo que aceita um leve DMS no aroma.

Para os cervejeiros caseiros, os ingredientes são classicamente alemães, com o malte continental, passando pelas variantes alemãs do lúpulo Saaz e terminando na levedura tipicamente alemã. Amargor baixo, na casa dos 20 IBU, e álcool na casa dos 5%. Para fugir do comum, experimente variar o malte e o lúpulo. Fuja de ingredientes pouco comuns, caso queira se manter dentro do estilo.

Referências

Trilha Sonora

  • Evelyn Pereira

    Poxa, meninos, vocês abordaram um assunto que eu adoro! Leio bastante a respeito de gestão de tempo, faço cursos online variados e há pelo menos dez anos tenho tabelas e listas beirando a sandice obsessiva compulsiva, mas como ferramentas sempre em melhora. Tenho algumas dicas: tem um curso maravilhoso, engraçado e gratuito no Coursera chamado Aprendendo a Aprender, cheio de dicas, estudos sobre o funcionamento da aprendizagem e organização pessoal. Recomendo muito, não vai doer nada fazer e garanto que ajudará demais no processo de organizar seu tempo e atingir seus objetivos. Outra dica é conhecer o GTD. GTD é um método inventado por um cara chamado David Allen que quer dizer Getting Things Done, e explica todo esse sistema de encontrar seus objetivos na vida, as áreas, transformar em projetos, levantar o que tem que ser feito para realizá-los e colocar em tarefas exequíveis. Uma forma de entrar em contato com o GTD é o blog Vida Organizada de Thais Godinho. Ela tem mil dicas sobre como aplicar o GTD no dia-a-dia, adaptando o que funciona para cada pessoa. Por fim, na hora de por em prática, recomendo o toodledo, um aplicativo e site gratuitos (tudo tem que ser gratuito nessa vida) que permite que você insira projetos e tarefas com as datas de execução, local e hora. Assim você pode se sentir seguro de estar fazendo o que deve ser feito naquele momento para cada projeto – inclusive quando o que deve ser feito é, simplesmente, relaxar.

    Sobre a cerveja, meu colega André Pelech conhece a cervejaria e disse que ela está em expansão agora – talvez por isso tenha chegado no mercado paulista. Ele não acha a cerveja em garrafa grande coisa (mais ou menos no espírito do que vocês disseram), mas recomenda muitíssimo o chopp da Helles, presente nos frequentes eventos cervejeiros em Petrópolis.

    É isso, beijo procês!!

    • Roonco

      Evelynha! Essa nossa falta de comunicação acaba aprontando dessas conosco, né? Poderíamos ter te convidado para falar do assunto, mas nem imaginávamos que era do seu interesse. Falha nossa!

      Adorei as dicas, to me programando pra fazer esse curso do Coursera ainda esse mês. Sobre aplicativos, gosto muito do Habitica que, além de servir como To-Do List, ainda funciona como um RPG, onde você enfrenta monstros (como o Dragão da Bagunça ou o Monstro de Lanchinhoness), passa de nível, compra novos equipamentos e tudo mais que um divertido RPG pode proporcionar. Outra dica de aplicativo (que instalei no começo desse ano) é o Thirty. A proposta dele é incentivar o usuário a aprender (ou aprofundar) alguma habilidade no período de 30 dias, semelhante àqueles desafios do Facebook (mas sem incomodar sua timeline).

      Sobre a cervejaria, fiquei ansioso por provar o chopp. É comum o chopp ser mais agradável aos sentidos que a versão pasteurizada, com a Helles deles não tem porque ser diferente!

      Bjao!