CFC #008 – Borges Beer e Moagem

Vem lá do Sertão uma Blond da Borges Beer! E vem lá da cozinha um papo sobre dia de brassagem e moagem!

No programa de hoje, Borges Beer Abbey du Sertão e Moagem!
No programa de hoje, Borges Beer Abbey du Sertão e Moagem!

Separa os maltes, prepara o moedor e começa a girar a manivela que hoje é dia de Cerveja Feita em Casa! No episódio de hoje, o Joaquim e a Olívia trouxeram sua Blond Ale, a Borges Beer Abbey du Sertão, contaram sua história e seus desafios para fazer cerveja, e ainda bateram um papo muito bom com Roonco e Lukita sobre dia de brassagem e moagem.

Link para Download Direto: Borges Beer e Moagem ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)

Link para YouTube: CFC #008

Podcast editado por Banco de Cérebros!

A Cerveja

Vamos começar pelo estilo. No Guia BJCP 2015, ele aparece com o número 25A, no grupo das Strong Belgian Ales, isso porque ela é, em muitos sentidos, uma cerveja forte. De maneira geral, é uma cerveja que precisa ser complexa, porém com todas as notas suaves. Uma receita bastante desafiadora, pois você precisa agregar muitas características a um líquido que, no final, será alcoólico, leve e suave.

O Guia fala em notas de lúpulo terrosas, malte caramelo, levedura condimentada e ainda notas frutadas, perfumadas e temperadas. A melhor descrição é sutil, porém complexa. Isso a torna uma cerveja própria para apreciadores mais experientes ao mesmo tempo que não afasta os novos bebedores.

Foi esse o desafio que o pessoal da Borges Beer aceitou. Criaram a Abbey du Sertão com consciência e fizeram da receita seu marco. Ainda encararam diversas avaliações, dentre elas as do Cerveja Feita em Casa. Deve-se dizer, a dedicação deles é contagiante. E você percebe isso já na aparência da cerveja no copo. Vou deixar a avaliação para o programa, mas fica aqui meu parecer de que você precisa conhecer a cerveja deles.

O Papo

Hoje falamos sobre dois temas que abrem a série de etapas da fabricação de cerveja. Fizemos alguns comentários sobre o dia de brassagem, os equipamentos, o esperado e o inesperado. Falamos também um pouco sobre a nossa rotina de brassagem, o bebemos e o que ouvimos enquanto fabricamos cerveja.

Também tivemos um papo legal sobre moagem. Os tipos de moinho, os métodos de moagem e as expectativas de cada um. Nas referências você encontra os links para o que foi comentado no episódio. Vale a pena conferir!

Referências

Trilha Sonora