CFC #010 – Alan Maciel e Fervura

Seguindo com o nosso processo cervejeiro, chegou a vez da fervura! A etapa de adição do lúpulo!

No programa de hoje, a cerveja do Alan Maciel e o tema Fervura!

Antes de mais nada, dedico esse programa ao meu pai. Ele morreu trabalhando com o que amava, fotografia. Isso não quer dizer que a vida dele estava fácil ou estabilizada, mas o estimulava todos os dias. Dito isso, voltemos para o episódio de hoje.

O tema do programa foi fervura. Muitos detalhes importantes que devem ser pensados foram comentados, mas sempre falta alguma coisa. Se você quiser contribuir com a discussão, deixe seu comentário! Essa etapa tem como papel principal a entrada do lúpulo na cerveja e permite uma infinidade de experimentações e manipulações. Para você ter ideia, depois da gravação do episódio escutei um programa do Beersmith Podcast discutindo o lúpulo e seus usos. Foi interessante porque eles debateram como substituir um lúpulo por outros para se atingir a mesma impressão sensorial, ou ficar o mais próximo possível. Mas vamos ao Cerveja Feita em Casa de hoje:

Link para Download Direto: Alan Maciel e Fervura ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)

Podcast editado por Banco de Cérebros!

A avaliação foi da cerveja do Alan Maciel e seus amigos. Foi a primeira cerveja deles! Vale destacar que a aparência da cerveja ficou sensacional, digna de nota. A imagem da capa tenta retratar o que encheu meus olhos. Seguindo a pontuação do BJCP, nota 31, ou seja, uma cerveja muito boa que pode ser ajustada. Mais detalhes no áudio. Mas ficou pendente a história da fabricação e que fique o registro de que se divertir é necessário. Pelo que comentou o Alan, foram cerca de 14 horas de trabalho para produzir cerca de 60 litros da cerveja.

Você, cervejeiro caseiro com algum tempo de estrada, imagina o trabalho que eles tiveram para produzir 60 litros na primeira brassagem. Pois é, foi difícil. Mas foi bem divertido. Muita música, cerveja e conversa depois, uma American Pale Ale foi para a fermentação e deixou plantada a semente do cervejeiro. Agora me resta aguardar o próximo lote!

Citações:

Trilha Sonora