CFC #012 – Math Beer e Maturação

Na cerveja, a matemática. Na maturação, a filosofia.

No programa de hoje, Math Beer e Maturação!

Chegando mais um episódio da série de processos cervejeiros, o penúltimo, diga-se de passagem, e é hora de falarmos sobre maturação. Esse processo muitas vezes esquecido e mal compreendido, mas que pode tornar uma cerveja simplória em um conjunto complexo apenas deixando o líquido ali, parado, por mais um tempo. Como isso ocorre e quais as outras funções da maturação são assuntos debatidos no cast. Escuta só:

Link para Download Direto: Math Beer e Maturação ( MP3 | ZIP ) (Basta clicar com o botão direito e clicar em Salvar Link Como…)

Podcast editado por Banco de Cérebros!

Nesse programa, avaliei a cerveja Math Beer, uma Strong Golden Ale fabricada pela professora Daniela e seus alunos em um projeto do Senac, onde o objetivo era aproximar a matemática com o cotidiano das pessoas. E, cá entre nós, a cerveja exige uma certa dose de matemática em sua fabricação, desde a escolha dos insumos e suas quantidades, os controles de temperatura, volume de água, densidades, até seu envase e refermentação na garrafa. Adianto que a Math Beer é um bom exemplo de cerveja que se valoriza com a maturação e que deve ter sido um desafio fabricar com um grupo grande de pessoas.

Faça parte da comunidade!

Postagens, podcasts, avaliações, cursos e uma comunidade cervejeira fazem do Cerveja Como São As Coisas um lugar de encontro, conhecimento e paixão pela cerveja. Você também pode fazer parte dessa história através do Padrim, uma plataforma de financiamento coletivo para criadores de conteúdo! É rápido, fácil e você pode colaborar com valores partindo de R$ 1,00. Faça parte você também!

Citações: