Papo de Domingo #002

Chega quentinho o segundo Papo de Domingo, com tudo que aconteceu de interessante durante a semana!

Semana passada tivemos muitas notícias e eventos relacionados com o carnaval. Não era pra menos! Mas, passada a euforia, voltam ao centro tópicos mais relevantes para o cenário cervejeiro. Acompanhe o que rolou essa semana no Papo de Domingo #002!

Notícias

Papo de Domingo: Notícias!
Papo de Domingo: Notícias!

Você já nos viu comentar sobre ingredientes pouco comuns aqui no CCSAC. Pois bem, a polícia catarinense apreendeu uma garrafa de cerveja que tinha como ingrediente extra maconha. Não é tão novidade assim: em países onde o produto não é ilegal, algumas cervejarias se aventuram e utilizam a erva. Por ser parente do lúpulo, não deve ser tão difícil utilizar quanto parece.

Mas nem seria necessário engarrafar o mato para ter melhores resultados. Dados apresentados essa semana mostram que a produção de cerveja, este ano, está mais de 4% maior que o mesmo período do ano passado. Comparando apenas o mês de fevereiro, o aumento chega a quase 13%. Em volume, já acumulamos no ano cerca de 25 milhões de hectolitros!

E quem está rindo a toa no mercado mundial é o Iron Maiden! Eles chegaram a incrível marca de 3,5 milhões de pints da The Trooper vendidos sem gastar um centavo com propaganda! Toda ela foi feita simplesmente pelo boca a boca! Sensacional!

Com o mercado tão aquecido, falta mão de obra especializada. A bola da vez é o sommelier de cerveja. A profissão é mais que interessante e a demanda está bem alta, mas requer bastante estudo e algum investimento. Nessa reportagem é possível conhecer um pouco mais sobre o tema.

Outra profissão muito requerida é de consultores em harmonização. O curso em sommelier ajuda muito, mas não é impressindível. Nós damos sugestões com frequência no site, mas essa aqui merece citação!

Para fechar a seção, um novo site surge como opção para aqueles que gostam de acompanhar as notícias do mundo cervejeiro: é o Senhor Lúpulo! Além de reunir alguns importantes blogs sobre o assunto, é possível ver também notícias sobre personalidades, vídeos e outros itens interessantes. Confira!

Blogs

Papo de Domingo: Blogs!
Papo de Domingo: Blogs!

Os blogs estavam on fire essa semana! O Full Pint BR trouxe do arquivo duas reportagens muito legais e importantes. A primeira é uma lista com os 10 lúpulos que você precisa conhecer. Precisa de verdade! Seja pela suas características, seja pela sua importância, é uma lista para se saber de cor.

A segunda é sobre uma cervejaria trapista americana. Sim, americana! O G1 ainda publicou uma notícia sobre a cervejaria, mas o Full Pint BR já tinha escrito a reportagem. Agora, somando a americana, temos 10, isso mesmo, 10 cervejarias trapistas no mundo.

O blog Bebendo Bem também veio com duas reportagens muito interessantes. A primeira fala da BA (Brewers Association) e sua nova postura quanto à classificação das cervejarias artesanais. O melhor ponto levantado na reportagem é a questão política que a BA assume ao não barrar mais uma cervejaria pela qualidade de seu produto, deixando isso para o consumidor, mas focando, sim, na cerveja como um negócio.

A segunda é sobre a nova bandeira cervejeira belga: uma bandeira! É muito interessante ver como as associações tem se organizado ao redor do mundo. Esperamos que, em breve, algo desse porte aconteça no Brasil. Nossa associação nacional acabou de nascer, mal abriu os olhos! Torcemos para que ela aprenda a andar e falar bem rápido!

Diretamente do Gonorah, a discussão do uso de milho transgênico nas cervejas de grande circulação. Nós citamos a reportagem aqui, no último Papo de  Domingo, mas o blog faz um questionamento interessante: o problema é o milho ou o transgênico?

E como os blogs de cerveja tem ganhado destaque! o All Beers foi convidado a compor a nova mesa de degustação do caderno Paladar, do jornal Estado de São Paulo. Receber um convite de um jornal com uma distribuição nacional e grande é o resultado do ótimo trabalho do pessoal do All Beers. Parabéns!

Eles também conversaram com o Brian Strumke, da Stillwater Brewing, que virá ao Brasil para uma série de eventos e cervejas colaborativas. A agenda dele pode ser vista no blog e algumas dicas do que vem por aí também.

Pra fechar a seção, o pessoal do Have a Nice Beer resolveu lançar um guia sobre copos de cerveja. Peraí, nós também fizemos isso! Sim, mas a lista é diferente e elas se completam. Confiram a reportagem do blog.

Redes Sociais

Papo de Domingo: Redes Sociais!
Papo de Domingo: Redes Sociais!

Vamos começar pelo fácil. A Das Bier Cervejaria lançou, no Facebook, um guia de harmonização de queijos e cerveja. É bem interessante! Aguardamos mais campanhas assim!

No Twitter, a tônica da semana foi revirar os arquivos. Tanto cervejarias, como blogs, puxaram pela memória e trouxeram diversos artigos e fotos de eventos passados. Mas foi legal poder ver (e rever) coisas não tão recentes.

Cerveja Como São As Coisas

E a semana foi agitada por aqui também! A postagem sobre a Wäls Petroleum foi muito bem recebida e já animou o pessoal para o Podcast que saiu na sexta. Também foi bastante lida a postagem sobre a ressaca.

Ainda anunciamos nossa compra de um lote do Social Beers, site de crowdfunding cervejeiro! Confira o site e não deixe de colaborar com esse projeto inovador e pioneiro no Brasil!

Completamos a semana com mais uma deliciosa Sidequest, da Meantime Union Lager, e com uma reportagem sobre leveduras! Recomendamos a leitura dela se você é (ou pretende ser) um cervejeiro caseiro.

Bom, este foi mais um Papo de Domingo, um resumo da semana do mundo cervejeiro. Você só encontra aqui, no Cerveja Como São As Coisas!