Eisenbahn Ventura, por Anderson Faller

Mais um ano a cervejaria catarinense promove seu famoso concurso de mestre cervejeiro e o resultado foi esse, Eisenbahn Ventura, uma Blonde Ale muito bem construída!

Já é a quinta edição do concurso Mestre Cervejeiro da Cervejaria Eisenbahn. A micro, comprada pela Schin, atual Kirin Brasil, promove o evento onde cervejeiros caseiros criam receitas e concorrem a uma fabricação industrial delas, bem como um prêmio em dinheiro e participação nos lucros das vendas da cerveja criada. O vencedor do concurso de 2014 foi Anderson Faller com a receita batizada de Eisenbahn Ventura.

 

Sidequest: Eisenbahn Ventura!
Sidequest: Eisenbahn Ventura!

Já fizeram parte desse concurso receitas de IPA, Stout e Strong Golden Ale, mas essa edição foi especial. O número de inscritos foi bastante alto e o resultado foi espetacular. A receita final consegue ir de encontro com receitas tradicionais do estilo, como a Maredsous Blond, já degustada aqui.

Com aroma maltado de caramelo, acompanhado de especiarias (destaque para o cravo). O sabor acompanha essa percepção e acrescenta o lúpulo cítrico, deixando um final seco e levemente amargo. O álcool aparece no paladar e sai pelo nariz, mas não é excessivamente forte.

A beleza da Eisenbahn Ventura também impressiona, com uma coloração dourada intensa e forte carbonatação. O corpo leve e o equilíbrio da cerveja aumentam a drinkabilidade. Até a espuma branca e crocante recebe destaque, apesar de não ter permanecido no meu copo.

A Eisenbahn sugere harmonizar com peixes e queijos meio-duros. Mas eu faria uma harmonização complementar. Acredito que esse estilo sirva muito bem como substituto do tradicional Pilsener. Mesmo com o teor alcoólico elevado, sua combinação com pratos normalmente harmonizados com o estilo tcheco deve funcionar muito bem também!

Quero registrar também meus parabéns ao Anderson e à equipe da Eisenbahn pela excelente construção da receita. Confesso que a saison, também lançada recentemente, me deixou a impressão de que a cervejaria poderia cair na marola do cenário atual, mas a Ventura lavou toda essa impressão!

E vale destacar: um cervejeiro caseiro mudando o cenário cervejeiro nacional.