Guayacan Stout

Mais uma sidequest no CCSAC chegando com uma cerveja chilena! É a Guayacan Stout!

Lançando hoje mais uma Sidequest do Cerveja Como São As Coisas, e vamos aproveitar o clima um pouco mais frio e degustar uma Stout! Isso aí, um estilo mais forte e encorpado, produzido por nossos amigos chilenos. Trata-se da Guayacan Stout (6,0 ABV), da Cervejaria Guayacan. Quem escreve sou eu (Bila) e fiz essa aventura solo.

Na Sidequest de hoje, a chilena Guayacan Stout!
Na Sidequest de hoje, a chilena Guayacan Stout!

O rótulo é estilizado e muito bom, além de estampar algumas medalhas conseguidas por essa cerveja. Vamos ver se ela confirma o mérito.

Logo no aroma deu pra perceber um forte álcool e a presença de um malte encorpado, com pouco ou nenhum aroma de lúpulo. No copo, surgiram os aromas de nozes, chocolate e um pouquinho de noz de cola (Coca-Cola). A espuma é bege escura, de média duração, mas muito bonita, assim como a coloração da cerveja.

O gosto é bem adocicado, bem alcoólico e diria até terroso. O leve amargor combina muito bem os sabores torrados e mais pesados. A presença muito forte de álcool me incomoda um pouco, e a Guayacan Stout poderia ser um pouco mais doce pra compor mais o estilo. Fora isso, o sabor é sensacional!

Já a drinkability fica média devido a esse problema do álcool. Esse sabor terroso e mineral que vem do lúpulo e do malte me agrada profundamente. O retrogosto tem uma permanência mediana, mas é doce e agradavel.

Fiz uma pequena harmonização aqui com um pão caseiro feito com malte da nossa ultima brassagem (Pilsen + Caramunich II). O resultado ficou excelente, os sabores combinaram muito bem e o pão ressaltou a torra do malte. Ficou totalmente excelente! Essa combinação vai muito bem e eu recomendo!

Nota do editor: Hoje é aniversário do Bila! Mande seus parabéns pelos comentários! =D