Karavelle Weiss, em busca de um público maior

Uma sidequest para rechear a semana! Foi a vez da Karavelle Weiss passar por aqui e deixar claro que o que a cervejaria quer é mercado!

Uma sidequest que fiz sozinho (Roonco) e que me trouxe algumas conclusões sobre assuntos que já foram comentados aqui antes. Provei a Karavelle Weiss e digo que o Lucas está cada vez mais certo ao dizer que o que a cervejaria quer é mercado, e nada mais.

na Sidequest de hoje: Karavelle Weiss! E sim, vende até o kit com copo!
na Sidequest de hoje: Karavelle Weiss! E sim, vende até o kit com copo!

O estilo já nos é famoso, Weissbier, 15 A do guia BJCP. Para quem já tomou Erdinger, Paulaner ou Weihenstephaner, sabe que as cervejas Weiss pedem espuma, corpo, refrescância, notas de cravo e banana, além de uma certa turbidez. Não que não existam cervejas Weiss transparentes, chamadas de Kristal, mas o clássico é com turbidez.

A Karavelle não quis inovar ou complexar muito a cerveja. Na Karavelle Weiss você encontra tudo aquilo que é esperado do estilo. Notas de cravo e banana no aroma, uma espuma de boa formação e persistente, refrescância ao beber e álcool muito bem escondido.

Essa avaliação, por si só, seria suficiente para atrair consumidores mais conservadores e afastar os mais aventureiros. Como bem disse o Lucas sobre a Karavelle Red Ale, essa busca da cervejaria pela massa é válida, mas empobrece o potencial de criação da marca. Mas não caia no erro de considerar essa (ou outras cervejas da marca) ruim! É uma boa cerveja, ótima opção para quem gosta do estilo Weiss, mas quer pagar um pouco menos.

De ponto negativo, digo que faltou corpo. A sensação foi de uma cerveja sedosa, o que era esperado, e de corpo leve, o que não era esperado. Acredito que faltou arrumar esse pequeno ajuste antes de lançar a cerveja e, como ela se expandiu, acabaram por não alterar mais para não descaracterizar a cerveja perante o público.

Para harmonizar, sugiro pães, torradas, patês leves, alguns petiscos secos e queijos amarelos. Como toda boa Weiss, a drinkability é alta, portanto pense nisso quando for harmonizar com seu prato!