Morada Cia Etílica no HNB

No mês de março, o HNB nos mandou dois rótulos de uma cervejaria em destaque no cenário nacional, a Morada Cia Etílica!

Você já deve conhecer o Clube de Degustação Have a Nice Beer, do qual somos assinantes há bastante tempo já. E você também deve conhecer a Morada Cia Etílica, responsável por títulos recentemente premiados e bem conceituados, como o Double Vienna. No mês de março, os dois se juntaram para brindar os assinantes com dois rótulos muito interessantes e muito distantes.

Na HNB de março, duas cervejas colaborativas da Morada Cia Etílica!
Na HNB de março, duas cervejas colaborativas da Morada Cia Etílica!

Foram duas cervejas colaborativas com dua cervejarias diferentes. Com a Das Bier, a Morada fez uma receita de Kölsh. Já com a Stillwater, uma cerveja ácida com pêssego, classificada por eles como uma Farmhouse Berliner Weisse. Degustaram comigo Bila e Fafá.

Começamos com a Roggen Kölsh, feita em parceria com a Das Bier. Leveza, refrescância, drinkability. Tudo o que uma Kölsh deve ter. Fafá sentiu notas de tangerina no aroma. Também senti um certo cítrico, mas não cheguei a definir qual fruta. Bela de aparência, com seu amarelo claro e sua espuma branca, a cerveja também surpreende no sabor, com leves notas maltadas e um sutil amargor. No Untappd só não dei uma pontuação maior porque achei que poderia ser mais carbonatada e com um caráter maltado um pouco mais presente, mas nada que inviabilize a receita.

Talvez por termos adorado tanto a primeira cerveja, talvez por não sermos bom apreciadores de Sours, não tivemos a mesma impressão da Liquid Rio, a cerveja ácida feita da parceira Morada Cia Etílica e Stillwater Artisanal. Nem mesmo o Bila teve uma aceitação razoável da cerveja. Com um forte azedo no nariz e o pêssego muito destacado no sabor, a primeira resposta que dei foi que parecia refrigerante de pêssego. A carbonatação estava bem forte e a espuma formou muito bem, mas nossos elogios pararam aí.

Bem ou mal, resolvemos tentar alguns drinks com a segunda garrafa do kit e descobrimos que ela alinha bem com Steinhaeger e, bizarramente, hidromel. Peço desculpas ao pessoal da Morada, mas não entramos na onda de cervejas ácidas. Quem sabe a Liquid Rio não tenha aberto nossos paladares para uma experiência melhor na próxima tentativa!