Trappistes Rochefort 10

Seguindo com nosso tema da semana, as cervejas trapistas, fizemos uma Sidequest com uma das mais bem conceituadas do mercado, a Trappistes Rochefort 10!

Vamos começar lembrando que essa postagem vale para a Promoção de Aniversário do Cerveja Como São As Coisas! E que a Trappistes Rochefort 10 é uma cerveja muito interessante. Fizeram parte desta sidequest eu (Roonco), Zi e Yuri!

Na Sidequest de hoje: Trappistes Rochefort 10!
Na Sidequest de hoje: Trappistes Rochefort 10!

A Rochefort é uma das abadias trapistas credenciadas pela Associação Trapista e sua cerveja é o produto principal do local. A história conta que o monastério foi destruído e reconstruído diversas vezes ao longo dos anos, mas isso não tirou a vontade dos monges de fabricar esta ótima cerveja.

A Trappistes Rochefort 10 é uma Belgian Dark Strong Ale, de acordo com o Guia BJCP. Isso a deixa no mesmo estilo que a Leffe Radieuse e a Chimay Blue Cap! Só de saber isso já seria o suficiente para você querer provar, certo?

Mas vamos adicionar alguns elementos. A espuma teve uma ótima formação e apresenta coloração marrom clara. É crocante e traz um caráter lupulado muito interessante. O Zi e o Yuri não conseguiram sentir a espuma porque, no copo deles, não foi persistente. Já no meu, a espuma foi extremamente persistente.

A cor da cerveja é um marrom médio, um cobre escuro.  No aroma, torrado, mel, própolis, terra. O sabor traz também um lúpulo herbal, com grama. O final é seco, terroso e apresenta certa adstringência, quando a cerveja aquece. O Yuri acrescentou o adocicado e o caramelo ao sabor e retrogosto.

Destaque para o álcool, exalando pelo nariz ao final do gole e presente em todos os momentos. É uma cerveja que pede carnes, como carne vermelha, cordeiro e vitela. Arrisque e prove com molhos pesados e adocicados!

O Yuri chamou atenção também para o rótulo, bastante simples e direto, o que era esperado para o estilo. Devo destacar o bom esquema de cores, bastante harmonioso na Trappistes Rochefort 10.

E você? Quando provou, o que achou? Comente aqui embaixo, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter, confira nossa page no Google+ e compartilhe sua experiência!