Usterbacher Dunkle Weisse, cerveja alemã de respeito

Na sidequest de hoje, provamos a Usterbacher Dunkle Weisse, uma cerveja alemã pouco encontrada nas lojas do ramo!

O Cerveja Como São as Coisas, dessa vez, trás para você uma alemã pouco encontrada no mercado brasileiro. Apesar de ser difícil de encontrar, essa Dunkle Weisse merece respeito e admiração, afinal, a cervejaria que a produz conta com mais de 400 anos de história no meio cervejeiro.

Usterbacher, uma antiga cevejaria alemã, com mias de 400 anos de história.
Usterbacher, uma antiga cevejaria alemã, com mais de 400 anos de história.

A cerveja em si conta com uma aroma de malte tostado delicioso, assim como notas de pão (bastante característico do estilo), contando ainda com notas muito destacadas de caramelo e um leve toque de nozes, café e banana (apesar de as avaliações do Brejas citarem mais o cravo). A coloração é um marrom escuro, puxado para o caramelo, com alto grau de turbidez e opacidade. No gosto, identificamos notas muito fortes de toffe com um leve dulçor do malte e com notas de café, provenientes do malte tostado e com um levíssimo toque de lúpulo palha. Sua espuma foi de excelente formação e contou com boa duração, de cor creme e muito cremosa. A cerveja apresentou belgian lace, e contou com uma carbonatação média/alta e com um corpo intenso. O retrogosto maltado e bastante sedoso e com notas levemente secas que lembram palha.

USTERSBACHER-DUNKEL-WEISSE
Usterbacher Dunkle Weisse, um belo exemplar do estilo e que deve ser degustada.

 

Por fim, indicaríamos essa cerveja para pessoas interessadas em utilizar cervejas para acompanhar desjejuns natalinos ou mesmo prato à base de carnes defumadas.