Harmoniza Com – a nova série do Cerveja CSAC!

A harmonização com a alta gastronomia não é uma exclusividade do vinho!

Queijos, embutidos, massas, saladas, sopas e até doces! A harmonização com cervejas é interminável!

Depois do grande sucesso da série Ser Sommelier, hoje inicio mais um projeto no Cerveja Como São As Coisas. Participarei como aluno do curso de Harmonização Gastronômica com Cervejas Especiais que acontecerá no Senac Aclimação. As aulas vão de 9 a 21 de setembro, de segunda a sexta, sempre a noite.

A formação de Sommelier de cervejas trouxe um universo de possibilidades e abriu a mente dos alunos para diversas matérias, dentre elas a harmonização com alimentos. No curso em si tivemos apenas uma introdução ao assunto, ainda que bem rica e recheada de ótimas práticas.

O livro A Mesa do Mestre-Cervejeiro ajudou a fortalecer o interesse que despertou em mim sobre o assunto. Passei a observar restaurantes, bares e lanchonetes a relação que o estabelecimento criava entre cerveja e comida. Devo dizer que fiquei bastante desapontado.

O cenário

Tudo bem, concordo que nem mesmo o vinho tem uma harmonização direcionada nos restaurantes, com raras exceções. Normalmente, a carta de vinhos é extensa o suficiente para que o cliente eleja aquele que melhor vai combinar com seu alimento, com ou sem sugestões do maitre ou do sommelier da casa.

Mas é decepcionante chegar na parte das cervejas e ter 5 opções, todas do mesmo conglomerado, sendo uma Malzbier e 4 Standard Lagers. Em alguns lugares mais “descolados”, uma ou duas cervejas especiais, mas sem relação direta com o cardápio. E não pense que isso ocorreu apenas em lugares de culinárias tradicionalmente ligadas ao vinho, como italiana ou espanhola. Cheguei a ser surpreendido até em uma hamburgueria.

Como acredito que esse cenário precisa evoluir e passar a incluir cervejas em momentos de harmonização, resolvi ser parte da mudança e me aprofundar no assunto. Portanto, postarei aqui o dia a dia do curso e as análises mais interessantes que tiver a cada nova experiência.

Diário de Bordo

Aos moldes do que fiz no curso de Sommelier, postarei as notas principais de cada aula no dia seguinte. A experiência com a primeira série foi muito interessante e trouxe resultados muito expressivos para mim, portanto acho interessante repetir a dose.

Para acompanhar de perto, você pode se inscrever em nossa newsletter, seguir nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram. Ao término do curso, farei uma postagem final com as impressões gerais e os principais tópicos tratados em sala.

Enquanto a primeira postagem não chega, te convido a ler as postagens da série do curso de Sommelier e sentir o que vem por aí. E fique ligado! Em breve, trarei novidades para enriquecer o conteúdo do site e a sua experiência cervejeira!