Ser Sommelier S9D2 – Avaliação de Serviço

A última aula do curso se resume em avaliação de serviço e festa!

Na sequência: eu, Guilherme Caires e Flavio Celestino. Agora formados!

Formados! Depois de intensas 9 semanas, nada como descontrair um pouco enquanto aguardamos o certificado. Era a última aula e a última avaliação. Um conjunto de tensão e alívio. Mas antes de falarmos da avaliação de serviço, vamos aos resultados dos trabalhos. O nosso grupo acabou com uma boa nota, mas alguns detalhes precisariam de ajuste. Por exemplo, na harmonização RIS e Strogonoff, o Riccelli atentou para o fato que a receita clássica cairia bem, mas outras versões com muito creme de leite, nem tanto.

Também acabamos por utilizar duas RIS no cardápio. Tudo bem que são perfis bastante diferentes dentro do estilo e tiveram harmonizações bem distintas, mas a ideia era variar um pouco mais. Agora, o destaque da noite ficou com o grupo do Flavio (foto). Eles fizeram um menu inteiro de harmonizações com bruschettas! Quem sabe não consigo colocar algumas delas aqui? Vou conversar com eles e ver as possibilidades.

É fato que a nota do trabalho me deixou bastante confortável, não dependia da avaliação de serviço para me formar. Mas isso não significa que eu não daria importância para a prova. Na verdade, a minha relação com esse último momento do curso era um dos mais aguardados por mim. Isso porque, mesmo que a grosso modo, seria uma simulação de algo muito mais comum e rotineiro que as cartas de harmonização, por exemplo.

Avaliação de serviço

A simulação consistia em algumas partes principais. Primeiro, a parte teatral. Recepção, apresentação e afins. Ainda que não fosse real, é um dos momentos mais críticos do serviço. Afinal, se você não é bem atendido, não sente vontade de voltar. Em seguida, o serviço. Escolher uma taça apropriada (no dia, tínhamos apenas taças ISO), uma cerveja para a ocasião e, de fato, servir o cliente. Todas os tópicos da aula de serviço estavam em xeque aqui.

Finalmente, a terceira parte, dúvidas dos clientes. O Riccelli colocou um bowl na mesa e vários papéis com perguntas variadas, de harmonizações a insumos. Segundo ele, todas as questões que estavam ali já haviam sido feitas por pessoas em situações reais e ele apenas reproduziu a cena na avaliação. Duas perguntas foram feitas para cada aluno pelos clientes, que eram os próprios alunos (apesar de vários amigos teres de candidatado para essas vagas). Feito o serviço, o feedback.

Foi um processo tranquilo e fiquei feliz com o resultado. Isso é o suficiente sobre a prova, uma vez que eram muitas perguntas e não conseguiria colocar todas aqui (nem lembraria de todas elas). Mas algumas dessas questões me pegaram de surpresa, mesmo como espectador. Não pelas questões em si, afinal, são muito próximas do que familiares e amigos as vezes me fazem e que já desmitificamos aqui no blog, mas por colocarem o Sommelier, muitas vezes, em uma sinuca. Mas salvaram-se todos!

Festa!

Enquanto aguardávamos a impressão dos certificados, aproveitamos para provar todas as cervejas da avaliação e comer alguns queijos que o Manu deixou preparados. Veio, então, a distribuição de certificados, com direito a foto e tudo, só faltou tocar “We Are The Champions”. Brincadeiras a parte e todos devidamente chamados à frente, era chegada a hora do estouro da chamapgne, ou melhor, da Abbaye des Rocs Grand Cru 2014!

Agora devidamente certificado e rumo a novos desafios!

Ainda rolou um boteco após a saída, mas muitas histórias ainda virão. Alguns projetos já começaram a se desenhar e vou colocando aqui as novidades. A fala do Wilson representou muito bem o sentimento do pessoal como um todo, a paixão do Riccelli é contagiante e todos nós saímos ainda mais envolvidos e apaixonados do que quando entramos. Mas não fique triste! O texto final do curso está quase pronto. Ainda restam algumas palavras a serem ditas.

Total de Degustações: 212 (número atualizado pelo Riccelli, descontadas as repetições)

Formados do curso de Sommelier Senac, turma março de 2018!

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.