Young’s Double Chocolate Stout, com direito a chocolate

Chocolate na cerveja pode ser resultado de uma combinação de maltes bem feita ou da inserção de chocolate na receita! A Young’s Double Chocolate Stout usa as duas!

A mistura de sabores sempre fascinou o ser humano, que busca as melhores combinações entre salgado, doce, amargo, picante, azedo, sem falar nas consistências diversas que um alimento pode ter. Algumas vezes a manifestação destas notas se dá pela utilização direta de seus ingredientes. Outras vezes, é a combinação de outros elementos que resulta no tom esperado. Mas é possível combinar mais de uma técnica para evidenciar algo, como no caso da Young’s Double Chocolate Stout.

A cerveja da semana é a Young's Double Chocolate Stout!
A cerveja da semana é a Young’s Double Chocolate Stout!

Apesar de ser uma cervejaria mais antiga e tradicional, o ponto de destaque da Young’s é sua fusão com a Wells, criando a maior cervejaria pertencente a uma família! Rótulos renomados, como a própria Double Chocolate e a Bombardier, fazem parte de seu portfólio.

Sobre a Double Chocolate Stout, o novo Guia BJCP (revisão de 2014) a classifica como Sweet Stout (16A), um estilo que puxa para as notas adocicadas dos maltes utilizados. No aroma, chocolate e café, com quase nenhum lúpulo. Quando o tem, notas terrosas e florais. No sabor, apesar de apresentar um certo amargor de lúpulo, o mesmo é quebrado com a doçura dos maltes, que trazem ainda o chocolate e o café. Uma cerveja escura, chegando a preto, com uma espuma cremosa e com coloração.

Encorpada, cremosa e com final adocicado deve ser uma cerveja desse estilo. O uso de açúcares e lactose é comum, assim como outros ingredientes que aumentem o corpo e a doçura da cerveja. No caso da nossa cerveja da semana, o site fala em uma mistura de açúcares, chocolate amargo e essência de chocolate para completar a receita.

Para acompanhar tão doce cerveja, debatemos um pouco sobre literatura fantástica medieval. Não, não os romances escritos na era medieval, mas livros mais recentes (de Hobbit em diante) que tratam de cenários medievais, fantasiosos ou não. Vamos dizer que é um tema introdutório para futuros podcasts, alguns já gravados!

Novas Parcerias

Você deve ter notado que nossa barra de Parceiros cresceu! Agora, além do ArteBrew, contamos com o site Somos Nerds, que vai aparecer mais vezes em gravações futuras, o site Cerveja Harmoniza.com, que entra conosco na jornada interminável de harmonizar cerveja com gastronomia, e o site do Let’s Beer, bar paulistano especializado em cervejas especiais!

Fique ligado, pois novas parcerias podem nascer em breve, inclusive com vantagens pra você que é nosso leitor!