Torrada de Coalhada Seca

Está chegando o programa de sexta, mas você não sabe o que harmonizar com uma Dunkel? O CCSAC te ajuda! Experimente a incrível Torrada de Coalhada Seca do Fafá!

Olá galera! Segue uma receita de aperitivo para você acompanhar a sua cerveja Dunkel, como a nossa cerveja da semana, a Eisenbahn Dunkel. Aqui, a ideia é ousar um bocado e combinar a refrescância seca do malte torrado, com a refrescância herbal da hortelã, em conjunto com o leve azedo da coalhada e a picância do alho. Espero que gostem! Vamos à receita.

Torrada com Coalhada Seca: harmonize com Dunkel!
Torrada de Coalhada Seca: harmonize com Dunkel!

A Receita

Para esta receita você vai precisar de:

  • 2 Fatias de Pão Italiano Amanhecido (com 3 cm de espessura);
  • 1 Dente de alho;
  • 50 gramas de Coalhada Seca;
  • Hortelã a gosto;
  • 1 pitada de sal.
  • Azeite de oliva Extra virgem.

Tempere a coalhada seca com a hortelã e o sal e reserve. Pique a hortelã na hora para que ela libere mais aroma e sabor. Vale colocar um fio de azeite também, mas não é impressindível.

Em uma frigideira antiaderente, toste levemente os dois lados do pão, tomando cuidado para tostar um dos lados muito levemente. Lembre-se que a torrada vai voltar ao fogo, portanto você pode acertar o toque de torrado depois. Parta o dente de alho ao meio e esfregue (a parte interna do dente de alho partido) no lado do pão menos tostado.

Em seguida, regue esse lado do pão com o azeite de oliva e distribua uma generosa porção da coalhada seca temperada. Esquente novamente a frigideira antiaderente e, com um fio de azeite, leve as torrada ao fogo com a coalhada para baixo. Sim, para baixo! Depois de poucos segundos, a coalhada formará uma fina crosta dourada. Sirva ainda quente.

Como nossa cerveja da semana é uma Dunkel, é fácil perceber porque colocamos a Torrada de Coalhada Seca aqui. Mas ela também vai bem com outros estilos, como Pales Ales em geral, Pilsners, IPA’s e outros estilos refrescantes. Arrisque e sirva com uma Witbier, ou mesmo uma Weissbier, e se impressione com o hotelã brincando com o cítrico!

Pulo do gato

  • Você pode também, acrescentar azeitonas verdes bem picadas e um toque de noz moscada à coalhada, o que conferiria um sabor ainda mais especial ao item. Porém, se for fazê-lo, lembre-se de diminuir o sal na hora de temperar, pois a azeitona já é salgada;
  • Cuidado para não torrar em excesso sua torrada! O estilo Dunkel não busca tanto o torrado quanto outros estilos. Isso significa que, ao invés do equilíbrio, você poderia causar um contraste que pode não cair bem.

Gostou da receita? Comente aqui o que mais você faria para deixá-la ainda melhor! Compartilhe com seus amigos cervejeiros e curta nossas publicações!