A cerveja na mídia

Um fato muito interessante se destacou nas últimas semanas na imprensa, vindo diretamente do mundo cervejeiro: pela primeira vez um cervejeiro artesanal ficou bilhonário vendendo a bebida! Isso mesmo, bilhonário. O americano James Koch é dono da Boston Beer Co e da cerveja Samuel Adams, e saiu na listagem da Forbes de bilhonários no mês de setembro.

Você acha estranho? Pode até parecer que sim, mas os números da AmBev mostram que o mercado tem respondido positivamente às cervejas premium. E este é um movimento sem volta. Normalmente, os apreciadores de cervejas de maior qualidade não se importam de beber qualquer cerveja com os amigos, mas compram as especiais para terem em casa. Basta olhar para o mercado americano, que em 20 anos atingiu quase 7% em vendas (quase 11% em faturamento) com marcas premium, artesanais e de microcervejarias.

A procura cresceu tanto que o site RateBeer foi usado para gerar uma lista (um pouco tendenciosa, convenhamos) das 15 melhores cervejas do mundo. E o interessante desta lista é que temos preços que variam de R$ 10,00 a mais de R$ 250,00 por garrafa. Isso mostra que não é necessário um alto custo para se fazer uma ótima cerveja.

Por fim, lembremos que já estamos na primavera! O pessoal deste site elaborou uma lista de sugestões em parceria com o Mr Beer de Manaus. Algumas marcas nacionais são destaque na listagem, que privilegia as cervejas de altos valores de IBU, ou seja, as mais amargas.