Cerveja do Happy Hour

Perguntamos na nossa página do Facebook qual a sua cerveja de sexta-feira. Normalmente, os happy hours ocorrem de sexta, mas isso tem mudado bastante. A ideia toda é desestressar do trabalho, fugir um pouco do trânsito e papear com os amigos. Portanto, qualquer dia é dia, certo?

O curioso é que, por conta destas celebrações terem crescido em número e adesões, a resposta do mercado foi direta: aumentou o número de locais de encontro e subiu o preço médio da cerveja. Tanto por um lado, como por outro, foi possível observar o início de uma mudança na escolha da tradicional cerveja pós labuta.

Como as cervejas encareceram, o valor das mais populares se aproximou do valor das mais elaboradas, aumentando seu consumo. Em paralelo, as novas casas já inaguravam com propagandas direcionadas para esse novo perfil, divulgando exclusividades em certas cervejas, taps de outras e até uma vasta carta para ser estudada por meses!

Fidelizar o cliente é parte do negócio, bem como atrair novos. Assim, casas tradicionais seguiram o movimento das mais novas e hoje é possível encontrar uma variedade razoável de cervejas até mesmo nos lugares mais conservadores. É claro que parte disso é resultado da expansão das megacervejarias como AmBev e Heineken. Mas elas não injetariam novas marcas no mercado se não fosse desejo dos consumidores.