Papo de Domingo #001

O Cerveja Como São As Coisas traz mais uma novidade para você: Papo de Domingo!

A ideia é resumir a semana, poder descontrair e ter uma opção melhor que os canais de televisão. No Papo de Domingo você poderá encontrar eventos, notícias, postagens, lançamentos e acontecimentos em todo o universo cervejeiro. Para facilitar, dividimos o Papo em categorias!

Notícias

As notícias no Papo de Domingo!
As notícias no Papo de Domingo!

Semana de carnaval e muitas notícias envolvendo exclusividade saíram. Em São Paulo, somente Devassa no Anhembi. Em Salvador, apenas Itaipava nos cordões. Mas faz muita diferença? Provavelmente, não.

Mas e usar milho trangênico como aditivo? A reportagem da Carta Capital mostra dados interessantes sobre as safras dos últimos anos. O uso de trangênicos não preocupa tanto, mas o fato de não ser divulgado sim. A opção de consumir algum produto com o T dentro do triângulo amarelo deve ser do consumidor.

Outro tópico em alta é o Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre agora em março. Segundo esta reportagem, os pavilhões já começaram a ser preparados e este ano devem receber 90 microcervejarias e 800 rótulos (e contando!). Melhor que isso, só o valor do ingresso: R$ 12,00!

Enquanto isso, no mundo das grandes companhias cervejeiras, a AmBev anunciou que trará a Corona este ano para o Brasil. Você deve lembrar da Corona, desbancou a Petrobrás como a marca mais valiosa da América Latina. A AmBev percebeu que as Lagers Premium vendem muito bem por aqui e a compra da Cervejaria Modelo só aumentou o portifólio da marca na categoria.

Nas micros (ou nem tanto), a Colorado anunciou uma premiação para os melhores rótulos do mercado, dividida em duas categorias: linha comercial e homenagens a bandas. O prêmio será dado no Festival Brasileiro da Cerveja e as inscrições vão até 7 de março. O Yuri disse que tem um belo candidato, mas que a cerveja não reflete o rótulo.

Finalmente, você já imaginou uma cerveja de mosteiro brasileira? Bom, esses monges de Rio Pardo (RS) já. Já faz algum tempo que a fabricação faz parte da rotina deles e a bebida parte de sua refeição. Agora a ideia deles é comercializar. Essa será tema de podcast assim que possível!

Blogs

Papo de Domingo: Blogs
Papo de Domingo: Blogs

Os blogs lançaram várias novidades interessantes essa semana. O pessoal do Bebendo Bem publicou uma postagem sobre os novos cursos da Science of Beer. Cada um destaca um ingrediente chave da cerveja, ou seja, teremos um exclusivo sobre malte, outro sobre lúpulo e um terceiro sobre leveduras. Nós cotamos e o valor não é proibitivo!

Já o All Beers trouxe a notícia da entrada de novos rótulos da Hitachino Nest no país. Agora, a cervejaria japonesa conta com 8 títulos no Brasil, além de rótulos de sake também. Destaque para o uso de gengibre em algumas receitas, aumentando a refrescância!

Diretamente do Have A Nice Beer chegou o lançamento da BrewDog: uma receita de harmonização de hambúrger que inspirou uma cerveja exclusiva para o prato! Os caras da BrewDog já são famosos pelas suas irreverências, mas essa novidade fez brilhar os olhos e roncar os estômagos de quem leu.

O Full Pint BR veio com uma notícia e uma postagem igualmente interessantes. A notícia é sobre as cervejas colaborativas entre a Invicta e a Sixpoint. Uma delas, inclusive, será exclusivamente para quem comprar sua cota no Social Beers, site de crowdfundig cervejeiro.

A postagem é sobre degustação vertical. Não tivemos a oportunidade, ainda, de participar de uma dessas, mas recomendamos a leitura do post, que ficou muito legal! A ideia é degustar a mesma cerveja de diferentes anos e avaliar o que o tempo fez de bom com elas! Sensacional!

Redes Sociais

Papo de Domingo: Redes Sociais
Papo de Domingo: Redes Sociais

Pra quem acompanha o Twitter e o Facebook de algumas cervejarias, muitas coisas vem por aí! O BeerCode anunciou promoções em duas das suas lojas de Porto Alegre. A Bierland revelou que lançará uma Witbier. Samuel Adams recomendou uma receita espetacular de harmonização.

A Cervejaria Wäls está comemorando o carnaval ao estilo Wäls, com ótimas cervejas. Desde quarta que o Twitter da cervejaria anuncia as novidades. Outras também entraram no ritmo e convidaram seus apreciadores a curtirem esta festa com melhores cervejas!

Para fechar, o Untappd está de cara nova, mais atraente, mas com as mesmas ideias de antes. Ainda valem as medalhas e o sistema de estrelas para pontuar suas cervejas. Vale a pena checar.

Cerveja Como São As Coisas

Por último, o que aconteceu aqui durante a semana! Lançamos o podcast #028, com um desafio coragem triplo muito interessante e, quem diria, com uma surpresa! O debate é bom para descontrair e dar umas boas risadas.

Ainda lançamos interessantes postagens, como um estudo que mostra como a cerveja pode desacelerar o envelhecimento e uma lista de ingredientes nada comuns, mas que podem estar no seu copo agora!

Ainda tivemos a estréia do Zi como colunista da Sidequest e uma receita que já foi testada e aprovada pelos nossos leitores! Abrimos também uma nova página, Arquivo, para facilitar a vida de quem nos acompanha e o Yuri trouxe uma introdução sobre copos muito legal, que renderá novas postagens no futuro.

Por fim, queríamos agradecer ao pessoal da Confraria da Cerveja Skynerd, que chegou com tudo no site e tem renovado nosso ânimo em publicar sempre, mostrando que, para apreciar cerveja, basta querer.

Gostou do papo? Então curta, comente e compartilhe!