A questão dos transgênicos

Com o destaque aflorado, achamos importante colocarmos nossa opinião sobre o tema Transgênicos!

Já foram dois Papos de Domingo citando as postagens sobre o tema, inclusive a reportagem que deu origem ao debate e a opinião muito interessante de um blog cervejeiro. Mas o que nós achamos do tema?

O T amarelo: símbolo dos alimentos que levam ingredientes transgênicos
O T amarelo: símbolo dos alimentos que levam ingredientes transgênicos

Transgênico é, na verdade, uma subcategoria dentro dos Organismos Genéticamente Modificados (OGM) e engloba todos aqueles que tiveram genes não naturais inseridos em seu código genético. Essa insersão pode ser com genes de qualquer reino e espécie, de bactérias a humanos.

Dentro dos grãos, os transgênicos mais comuns são aqueles que tem maior resistência a pragas ou a defensivos agrícolas. Isso acaba melhorando o rendimento por hectare, diminuindo o uso de agrotóxicos e melhorando a apresentação do alimento.

No entanto, poucas são as pesquisas sobre os efeitos do consumo desses alimentos no organismo, além de serem recentes. Portanto, a principal questão sobre a segurança alimentar fica a critério do consumidor.

A opinião do Gonorah é excelente porque mostra que o milho (assim como o arroz, o sorgo e outros aditivos) é o grande vilão, antes mesmo dos transgênicos. E mesmo quando a cerveja (ou a cervejaria) é boa e de qualidade, o uso destes só pesa negativamente para a marca.

E para provar o ponto, ele cita que pessoas que deixaram de consumir cerveja com milho não deixaram de comer, por exemplo, pipoca. Não poderíamos concordar mais! Mas falta uma questão fundamental nessa discussão: e a escolha do consumidor.

A ausência do T no rótulo impede que o consumidor esolha produtos livres de trangênicos, e isso é muito ruim. Outros produtos também não apareciam, como corante caramelo, estabilizantes e flavorantes, mas a lei está mudando.

O uso desses produtos pode não ser ruim, mas quem deve escolher consumir é quem compra o produto final. Desse ponto de vista, a comercialização destes produtos é errada, além de ilegal. Mas se os trangênicos vão te fazer mal, você é quem decide!

Mas qual sua opinião sobre o assunto? Você deixaria de consumir cervejas com transgênicos? Você deixou de consumir cervejas com milho? Comente, curta e compartilhe!