Halb Zehn Bier Stout

Mais uma sidequest e hoje com um rótulo ainda em crescimento! É a Halb Zehn Bier Stout!

Fabricada no interior de São Paulo, na cidade de São Pedro, a Halb Zehn Bier Stout é um dos 4 rótulos fixos da cervejaria. A marca é nova e ainda vem se inserindo no mercado, mas a preocupação dos proprietários com a qualidade tem ganhado a cena do mercado local.

Na Sidequest de hoje: Halb Zehn Bier Stout!
Na Sidequest de hoje: Halb Zehn Bier Stout!

Nesta sidequest participamos eu (Roonco) e o Zi, e debatemos nossas impressões via skype. Cada um tinha uma garrafa da Halb Zehn Bier Stout e algumas diferenças surgiram, além das impressões individuais.

A coloração da cerveja é preta, mas não chega a ser opaca. Ela apresenta partículas, aumentando a turbidez, mas é possível identificar alguma passagem de luz. Mas então surgiu a primeira discrepância. No meu copo, a espuma quase não se formou e não teve persistência. Já no copo do Zi, a espuma era de boa formação, persistente e apresentava coloração marrom-clara.

No aroma, o torrado predomina, mas é possível perceber notas de café e chololate, como é de se esperar do estilo. O Zi ainda achou uma nota de própolis, mas debatemos o tema e acreditamos que seja porque ele confunde o própolis com o chocolate amargo. Há um alcoólico presente, mas é leve e bem encaixado na cerveja.

Do gosto, o malte torrado domina, deixando o amargor do próprio torrado, mas não se sente o amargor do lúpulo. Uma nota azeda apareceu tanto para mim, quanto para o Zi, mas não foi forte e não chegou a estragar a Halb Zehn Bier Stout. O Retrogosto apresentou torrado e café, com uma leve adstringência.

A sensação foi outra das nossas diferenças. Achei a cerveja crocante, mas o Zi a classificou como moderadamente cremosa. Ambos concordamos que a carbonatação é média, mas essa diferença na boca não confirmou nossas expectativas. Classificando-a como uma cerveja de corpo médio, fechamos a degustação.

Ambos concordamos que não é uma cerveja ruim, mas que faltou alguns atrativos para tornar o rótulo mais interessante. Algumas sugestões que pensamos foram de aumentar o corpo da cerveja, intensificar as notas de café e dar um toque de lúpulo a mais, mas essas são impressões pessoais, que nem sempre agradam.

Para harmonizar, molhos amadeirados, carnes vermelhas ou doces com chocolate 70% (ou mais!) combinam bem com a Halb Zehn Bier Stout. Tem mais alguma sugestão? Então escreva nos comentários! Curta, se você gosta de artesanais, e compratilhe! Ah, ficou curioso e não sabe como começar a degustar? Confira nosso Guia Prático de Degustação!